A Paraíba o tempo todo  |

Cícero Lucena entrega reforma de escola e destaca: “As crianças precisam gostar de estar aqui”

Mais uma unidade da Rede Municipal de Ensino foi devolvida à população completamente reestruturada. A Escola Cônego Mathias Freire, na Torre, foi a sexta escola inaugurada pelo prefeito Cícero Lucena dentro do objetivo de garantir a melhor qualidade física para o acolhimento e aprendizado. Na oportunidade o gestor garantiu mais um benefício ao bairro ao autorizar a troca da iluminação da Avenida Ruy Barbosa por lâmpadas de LED.

“Nos foi dada a missão de cuidar de João Pessoa e estamos fazendo isso em cada detalhe. Nossas escolas estão avançando nas condições de trabalho e de aprendizado com um padrão elevado, seja estrutural, profissional, na tecnologia. Eu sou fruto da escola pública e não vou descansar até ver o ensino público igual ou melhor ao da rede privada”, afirmou Cícero Lucena. O prefeito aproveitou a oportunidade para informar que pretende lançar programa de exames de vista e entrega de óculos para todos os estudantes da Rede.

A Escola Cônego Mathias Freire atende 437 alunos da educação infantil, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A unidade recebeu modernização da fachada e acesso, revisão e recuperação de cobertas, esquadrias, piso e da rede hidrossanitária, substituição de louças e metais e pintura. Também foi construído um reservatório de água apropriado à demanda e execução dos projetos de combate a incêndio, climatização e elétrico, além de toda a acessibilidade. No total foram investidos R$ 760 mil.

A secretária municipal da Educação, América Castro, destacou que o propósito é levar melhorias físicas para as 192 unidades da Rede. “É muito ruim quando uma escola não tem a estrutura adequada, pois isso afasta os alunos. As crianças precisam gostar de estar aqui, precisam acordar todos os dias com vontade de estar na escola e é isso que nós estamos buscando”, afirmou.

A diretora administrativa da escola, Luciana Madruga, contou que a reforma oferece condições de trabalho aos professores. “Aqui, se agente ligasse um liquidificador tinha que desligar um computador. Só tinha uma sala com ar-condicionado. Se ligasse em uma sala tinha que desligar da outra. E é visível a diferença de comportamento das crianças em uma sala climatizada. Só melhora o aprendizado”, afirmou.

A Escola Cônego Mathias Freire é a sexta unidade inaugurada pelo prefeito. Deste total, uma foi totalmente construída. As outras cinco estão no grupo de 44 escolas que foram encontradas com obras de reforma abandonadas pela construtora. A atual gestão replanilhou e relicitou as obras, garantindo sua continuidade. Além das cinco finalizadas, 37 já estão com obras retomadas.

Iluminação – Dando sequência ao projeto de troca de toda a iluminação da cidade por lâmpadas de LED, o prefeito autorizou a instalação das novas luminárias da Avenida Ruy Barbosa, em um total de 36, um investimento de R$ 50 mil. O objetivo é aumentar a claridade e visibilidade, reduzindo o gasto de energia e o descarte de resíduos sólidos, já que a lâmpada de LED dura mais com menor consumo energético.

Participaram do evento os vereadores Marcelo da Torre, Luís da Padaria e Benilton Lucena, além do secretário municipal da Infraestrutura, Rubens Falcão, da secretária executiva da Educação, Luciana Dias, entre outros auxiliares da gestão municipal.

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe