Responsável pelo abastecimento de água de Campina Grande e mais 18 municípios do Compartimento da Borborema, o açude Epitácio Pessoa em Boqueirão, recebeu um significativo volume de água no último final de semana, e já ultrapassa 21% de sua capacidade.
De acordo com o especialista em recursos hídricos Isnaldo Cândido, as chuvas provenientes de regiões que desaguam no açude de Boqueirão e encheram os rios Taperoá e Paraíba, elevaram o nível do manancial.
Na semana passada, o açude estava com 18% de sua capacidade e amanheceu nesta segunda-feira (3) com 21,7% de sua capacidade hídrica, o que representa 101.437.624 milhões de metros cúbicos de água acumulada. O açude construído há 33 anos pelo Departamento Nacional de Obras Contra Seca (DnoCS), tem capacidade para armazenar 466.525.96 milhões de metros cúbicos.
– As chuvas foram bastante representativas e favoreceram no incremento de água nova. Fizemos leituras parciais e em relação ao dia 2 até hoje o açude teve um acréscimo de 1 metro e 29 centímetros – disse o especialista.
Ele ainda citou que o manancial precisa de mais 12,8 metros de água para chegar a uma cota de sangria, mas ressaltou que é preciso celebrar a recarga registrada nas últimas horas.
SL
PB Agora
O Corinthians é bicampeão da Supercopa do Brasil. Na tarde deste domingo, 1º, o Timão…
O ex-ministro da Saúde do governo Jair Bolsonaro, Marcelo Queiroga, integra a folha de pagamentos…
A Pedra do Ingá, também conhecida como Itacoatiara, é um dos mais intrigantes monumentos arqueológicos do Brasil. O…
O ex-aliado político e liderança em Bayeux, Fofinho de Bayeux, esposo da ex-prefeita Luciene de…
O cenário político de Bayeux ganhou novos contornos neste domingo (1º) após o ex-prefeito do…
Uma aposta feita em João Pessoa, capital da Paraíba, está entre as premiadas do concurso…