Responsável pelo abastecimento de água de Campina Grande e mais 18 municípios do Compartimento da Borborema, o açude Epitácio Pessoa em Boqueirão, recebeu um significativo volume de água no último final de semana, e já ultrapassa 21% de sua capacidade.

De acordo com o especialista em recursos hídricos Isnaldo Cândido, as chuvas provenientes de regiões que desaguam no açude de Boqueirão e encheram os rios Taperoá e Paraíba, elevaram o nível do manancial.

Na semana passada, o açude estava com 18% de sua capacidade e amanheceu nesta segunda-feira (3) com 21,7% de sua capacidade hídrica, o que representa 101.437.624 milhões de metros cúbicos de água acumulada. O açude construído há 33 anos pelo Departamento Nacional de Obras Contra Seca (DnoCS), tem capacidade para armazenar 466.525.96 milhões de metros cúbicos.

– As chuvas foram bastante representativas e favoreceram no incremento de água nova. Fizemos leituras parciais e em relação ao dia 2 até hoje o açude teve um acréscimo de 1 metro e 29 centímetros – disse o especialista.

Ele ainda citou que o manancial precisa de mais 12,8 metros de água para chegar a uma cota de sangria, mas ressaltou que é preciso celebrar a recarga registrada nas últimas horas.

SL
PB Agora

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Cinco academias são notificadas por atividades irregulares na PB

Cinco academias foram notificadas por apresentarem atividades irregulares, em Guarabira, no Brejo paraibano. As notificações foram feitas pelo Conselho Regional de Educação Física da 10ª Região – Paraíba (CREF10/PB) e…

Chuvas podem gerar preocupações para os foliões na Paraíba

O carnaval começou e os foliões só pensam em curtir os dias de momo, mas a diversão pode ter um atrapalhador é que a Agência Executiva de Gestão das Águas…