A Paraíba o tempo todo  |

Chuvas: volume do açude de Boqueirão já ultrapassa 21% de sua capacidade

Responsável pelo abastecimento de água de Campina Grande e mais 18 municípios do Compartimento da Borborema, o açude Epitácio Pessoa em Boqueirão, recebeu um significativo volume de água no último final de semana, e já ultrapassa 21% de sua capacidade.

De acordo com o especialista em recursos hídricos Isnaldo Cândido, as chuvas provenientes de regiões que desaguam no açude de Boqueirão e encheram os rios Taperoá e Paraíba, elevaram o nível do manancial.

Na semana passada, o açude estava com 18% de sua capacidade e amanheceu nesta segunda-feira (3) com 21,7% de sua capacidade hídrica, o que representa 101.437.624 milhões de metros cúbicos de água acumulada. O açude construído há 33 anos pelo Departamento Nacional de Obras Contra Seca (DnoCS), tem capacidade para armazenar 466.525.96 milhões de metros cúbicos.

– As chuvas foram bastante representativas e favoreceram no incremento de água nova. Fizemos leituras parciais e em relação ao dia 2 até hoje o açude teve um acréscimo de 1 metro e 29 centímetros – disse o especialista.

Ele ainda citou que o manancial precisa de mais 12,8 metros de água para chegar a uma cota de sangria, mas ressaltou que é preciso celebrar a recarga registrada nas últimas horas.

SL
PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe