A Paraíba o tempo todo  |

Chuvas acumuladas e previsão de instabilidade aumentam risco de deslizamento em João Pessoa, aponta Cemaden

Foto: Quel Valentim

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu, na madrugada de hoje (23), alerta para João Pessoa de risco geológico moderado que são deslizamentos de terra e quedas de barreiras. Segundo a previsão os altos volumes de chuva registrados nos últimos dias e a possibilidade de novas precipitações fracas a moderadas ao longo do dia, o que pode provocar deslizamentos pontuais em encostas urbanas da capital.

A região geográfica intermediária de João Pessoa permanece sob atenção especial devido à saturação do solo, que aumenta a possibilidade de movimentos de massa, especialmente em áreas com ocupação irregular ou infraestrutura comprometida. O alerta é válido para esta segunda-feira e acompanha a tendência de instabilidade que afeta também outras capitais do Nordeste, como Recife (PE) e Natal (RN).

O Cemaden destaca que, mesmo com chuvas de menor intensidade, a condição acumulada dos últimos dias pode ser suficiente para deflagrar ocorrências de pequeno porte, como deslizamentos e desmoronamentos de barreiras, especialmente em comunidades localizadas em morros e encostas.

A recomendação é para que a população fique atenta a sinais de movimentação de terra, rachaduras em muros ou paredes, e acione a Defesa Civil pelo telefone 199 em caso de emergência.

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe