Uma nova tentativa pela paz. Segundo apuração do site de notícias Axios, o Irã apresentou uma nova proposta aos Estados Unidos para reabrir o Estreito de Ormuz e encerrar a guerra, adiando, no entanto, futuras negociações sobre seu programa nuclear. Ainda segundo a publicação, o movimento contornaria o impasse acerca das concessões, abrindo caminho para um acordo mais rápido.
Entretanto, Donald Trump já sinalizou que deseja manter o bloqueio naval. Em entrevista ele disse que está sufocando as exportações de petróleo do Irã, na esperança de que isso leve Teerã a ceder nas próximas semanas. Especula-se que, nesta segunda-feira (27), a cúpula da Casa Branca realize uma reunião para tratar do assunto.
O fim de semana foi marcado por frustrações na resolução do conflito: após a visita do ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araghchi, ao Paquistão, a mídia iraniana negou que ele negociaria diretamente com Washington. Foi então que o presidente americano cancelou novamente sua comitiva.
Redação com CNN
