O Ministério da Ciência e Tecnologia, Inovação e Comunicação, escolheu Campina Grande para ser a cidade sede dos testes de tecnologias de dessalinização. A informação foi divulgada pelo diretor do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), Salomão Medeiros.
O laboratório será realizado no Instituto Nacional do Semiárido (Insa) e visa a possibilidade de aplicabilidade da tecnologia israelense em larga escala.
Segundo Salomão Medeiros, os testes vão ser realizados no laboratório do Insa, em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
Em entrevista a Rádio Campina FM, Salomão disse que apesar de nunca ter realizado trabalhos relacionados a dessalinização, mas apenas com o reuso da água, o Insa tem profissionais técnicos especializados no assunto.
Ele garantiu que por dispor de alta tecnologia, Campina Grande tem condições de realizar os testes que futuramente poderão ser realizados no país.
-O ministro está em Israel e, após sua volta, vai ser lançada uma chamada onde vai ser informada a data a qual vamos receber os dessalinizadores pra começar a fazer os teses. Após isso vamos comparar o que está sendo feito em Israel, se está no mesmo patamar, onde podemos avançar e fazer a experiência entre Israel e Brasil – disse.
O diretor ainda ressaltou que a tecnologia usada em Israel é diferente da que é usada no Brasil. Lá a mesma é feita em grande escala e a que poderá ser implantada no semiárido do país, é para atender comunidades rurais difusas.
– São escalas diferentes entre Israel e Brasil. Nesse momento, a nossa escala não é para atender grandes municípios, mas para atender pequenos município – informou.
Severino Lopes
PB Agora
Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais