Categorias: Paraíba

CG é escolhida para sediar projeto-piloto envolvendo Microsoft

Referência nacional em políticas públicas de Assistência Social, Campina Grande foi escolhida pelo Ministério da Cidadania como a primeira cidade do país para implementar uma parceria com o governo federal, a empresa Microsoft e a Província de Salta, na Argentina, para o desenvolvimento de tecnologia de monitoramento de programas sociais voltados ao desenvolvimento infantil.

O objetivo é transferir experiências e ferramentas para a implementação de inteligência artificial que apoiem melhorias no atendimento do programa social brasileiro que beneficia crianças de até três anos, integrantes do Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal, e de até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de gestantes.

Nesse sentido, a cidade receberá, na manhã desta quarta-feira, 25, a visita do ministro da Primeira Infância da Província de Salta, Carlos Abeleira, de uma equipe da Microsoft e comitiva do Ministério da Cidadania.

Uma reunião, marcada para ter início às 9h no auditório do Ipsem, no bairro Jardim Tavares, aprofundará as discussões para o projeto-piloto a ser desenvolvido em Campina Grande, como resultado já da assinatura do Acordo de Cooperação Técnica ocorrido na última segunda-feira (23), em Brasília.

Eva: orgulho e responsabilidade

Para a secretária Eva Gouveia, da Semas, a escolha de Campina Grande como primeira cidade brasileira a aplicar a parceria não é apenas motivo de orgulho, mas de elevada responsabilidade. Eva destaca os avanços alcançados na gestão do prefeito Romero Rodrigues em dois programas apontados pelo Ministério da Cidadania como referências nacionais: o Criança Feliz e o Centro Dia.

A comitiva, que já cumpriu durante dois dias agenda em Brasília, irá capacitar visitadores e supervisores do Programa Criança Feliz em Campina Grande e testará a ferramenta estrangeira na coleta de dados. Depois disso, as informações serão avaliadas em conjunto.

O Brasil é o quinto país da América Latina que recebe a experiência do sistema de monitoramento desenvolvido na Argentina para avaliar as condições de vida de crianças.

O cruzamento de dados permitirá prever possíveis vulnerabilidades, antecipando informações para evitá-las. O Projeto Horus, como é chamado, já está sendo utilizado há cinco anos na província do país vizinho e apresenta informações detalhadas sobre a real situação de cada pessoa entrevistada pelos visitadores.

Últimas notícias

“Só faria cobrança a Léo quando ele sentar na cadeira de prefeito”, rebate João Azevêdo após ser cobrado por reunião

O governador e pré-candidato ao Senado, João Azevêdo (PSB) voltou a rebater às recentes declarações…

9 de fevereiro de 2026

Deputado petista diverge da estratégia nacional da sigla e defende que PT assuma direção política própria na Paraíba

O deputado estadual Luciano Cartaxo manifestou discordância em relação à estratégia do PT nacional sobre…

9 de fevereiro de 2026

Cabo Gilberto detalha visita a Bolsonaro e revela convite do ex-presidente para Efraim se filiar ao PL

O deputado federal e líder da oposição na Câmara Federal, Cabo Gilberto (PL), retornou de…

9 de fevereiro de 2026

João Azevedo nega insatisfação de Ricardo Barbosa e confia na permanência do aliado na base governista

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), negou os rumores sobre um possível estremecimento na…

9 de fevereiro de 2026

Pedro Cunha Lima nega veto a Jhony Bezerra em possível aliança com Cícero: “Candidatura se faz somando”

O ex-deputado federal e presidente estadual do PSD na Paraíba, Pedro Cunha Lima, negou as…

9 de fevereiro de 2026

Deputado João Paulo rebate Manoel Ludgério e afirma desconhecer dívida

Através de suas redes sociais, o deputado estadual João Paulo Segundo rebateu as declarações feitas…

9 de fevereiro de 2026