Por pbagora.com.br

Os policiais, bombeiros e integrantes das Forças Armadas na Paraíba devem ser vacinados contra Covid-19 nas próximas fases da imunização na Paraíba. A perspectiva é que cerca de 13 mil policiais sejam vacinados no Estado após o término da vacinação de pessoas acima de 60 anos.
Essa semana, policiais civis da Paraíba fizeram uma manifestação pela inclusão da categoria no grupo prioritário da vacinação contra Covid-19.

Na edição do Plano Estadual de Operacionalização da Vacina Contra Covid-19 da Paraíba consta que o público-alvo da área de segurança e salvamento é de quase 10,4 mil pessoas. Incluem ainda na área de segurança, os integrantes ativos das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutico) tem que pouco mais de 2,5 mil profissionais.

Conforme o documento, essas categorias terão que comprovar “a vinculação ativa com o serviço de forças de segurança e salvamento ou apresentação de declaração emitida pelo serviço em que atua”.
Atualmente, a Paraíba já vacinou 363.541 mil pessoas entre idosos, trabalhadores de saúde e pessoas institucionalizadas, conforme dados atualizados do Painel de Vacinação do Governo do Estado.

O mês de abril deve chegar com a expectativa de avançar no plano de vacinação na Paraíba com imunização de pessoas com comorbidades e categorias como docentes e policiais.
Na última segunda-feira (22), o governador João Azevêdo (Cidadania), disse, no programa ‘Conversa com o Governador’, na Rádio Tabajara, que, se o ritmo de vacinação continuar do jeito que se encontra, será possível avançar para policiais, professores, assim que for concluída do público acima de 60 anos de idades.

O secretário de Estado da Saúde (SES-PB), Geraldo Medeiros, informou que o Estado vai seguir as determinações do Programa Nacional de Imunização e que ainda não tem previsão de quando a categoria da segurança deve começar a ser imunizada. “Nós vamos seguir o PNI. Ele contempla primeiro os idosos, depois as pessoas com doenças associadas abaixo de 60 anos, depois os policiais”, informou.

Segundo a Associação dos Policiais Civis de Carreira da Paraíba (Aspol-PB), até o momento, cinco policiais civis morreram vítimas de Covid-19 na Paraíba, e 233 policiais já foram contaminados pela doença.

SL
PB Agora

Notícias relacionadas

Covid-19: MPF e MPPB acionam governo Bolsonaro para garantir 2ª dose da vacina

O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público da Paraíba (MPPB) ingressaram, nesta segunda-feira (19), com ação civil pública com pedido de liminar para que, em 24 horas, o Governo…

TCE alerta presidente da CMCG sobre pagamentos previdenciários

O presidente da Câmara Municipal de Campina Grande, vereador José Marinaldo Cardoso (Republicanos), foi alertado pelo Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB). De acordo com o alerta emitido…