Por pbagora.com.br

“30 anos cultivando a paz” é o tema do Encontro da Nova Consciência – O pensamento da cultura emergente. O evento aberto na quinta-feira (11) se estenderá até a quarta-feira (17), e está sendo transmitido pelo Youtube Nova Consciência.

Nesta tarde, o tema “Literatura, fantasia e realidade em tempos autoritários” estará sendo debatido em mesa redonda, com a participação de João Matias de Oliveira (PB-CE); Braúlio Tavares (RJ-PB) e Ivandro Menezes (BA-PB).

A coordenação do evento divulgou a mensagem de acolhimento a todos os participantes do encontro.

– Há 30 anos trazíamos ao mundo os “Encontros da Nova Consciência”: uma proposta ética para os próximos tempos, dizíamos. Vozes que clamamos no deserto, ainda temos sido pouco estudados…! Senão, perguntemos: Entre fevereiro de 1991 e fevereiro de 2021, quantos homicídios e estupros? Quantas guerras, quantos atentados terroristas, quantas mortes humanas nestes 30 anos? E quanta fome e quanta miséria e quantas tragédias ambientais provocadas pelo ser humano?

E, ainda bem, quantas pessoas nasceram nestes últimos 30 anos? E, com elas, quantas esperanças foram plantadas e quantos sonhos estão germinando?

Dizia Aristóteles, “Os espécimes se vão, a espécie permanece”. O mesmo se pode dizer de propostas e projetos: para que sejam novos sonhos, é necessário que sonhos antigos e não realizados sejam sepultados.

Uma utopia vai-se indo – enquanto outras estão a caminho. Se nos perguntamos, nestes 30 anos, quantas palavras e gestos de ódio foram perpetrados, haveremos que perguntar-nos, também: e quantos atos e palavras de amor foram praticados?

Quantas lágrimas – mas também quantos risos? Entre pranto e alegria, continuamos optando pela Felicidade. E de entre tantas utopias que se destroem ou são construídas, optamos pela mesma eterna utopia de sempre: A Paz no mundo é possível – acaso não seja apenas utopia no coração de cada ser humano.

Infelizmente, de distopia em distopia, distopias cada vez maiores…! A cada maior que seja a distopia, porém, necessária, ainda mais, uma utopia maior ainda: caso não seja apenas utopia no coração de cada ser humano, é possível, sim, a Paz no mundo! Sejam bem vindos a 2021! Sejam bem vindos e bem vindas à única utopia capaz de salvar a Humanidade! Sejam bem vindos, bem vindas a este……….. Encontro da Nova Consciência.

Assim, nós que Organizamos este espaço de acolhimento pacífico de todas as singularidades e diferenças, saudamos a todas e todos com as palavras de Manoel Alegre de Melo Duarte, Poeta Português, nascido em 12 de maio de 1936, as quais são também resposta a tudo que se não possa dizer “Sim”, neste mundo de maldades – e porque tudo passa como o vento, mas nossa Utopia não passará, “Trova do Vento Que Passa”:

A programação do sábado (13), começa às 9h e se estenderá até às 20h, com palestras, debates, mesa redonda, fórum e o I Encontro Nacional de Baralho de Entidades.

 

Assessoria

Notícias relacionadas

Ex-mulher de Hulk pronta para novo amor: “Bonitão e gostoso”

A ex-mulher do jogador Hulk Paraíba, Iran Ângelo, está pronta para receber um novo amor. Mais de um ano após o choque de saber que o atleta havia assumido relacionamento…

Covid-19: ALPB vota PL que autoriza governo da PB comprar vacina

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) vota nesta terça-feira (2) o Projeto de Lei 2.510/2021, que autoriza do Governo do Estado o direito de aquisição e fornecimento de vacinas contra…