A Paraíba o tempo todo  |

Salve o Gramame: campanha pede ajuda para revitalização de rio

Preservar o meio ambiente é um ato importante não só para a humanidade, mas para todos os seres que habitam a Terra. Afinal, é nele que estão os recursos naturais necessários para a sua sobrevivência, como água, alimentos e matérias-primas. Sem esses recursos, todas as formas de vida do planeta poderão acabar. Portanto a preservação do meio ambiente tem sido motivo de preocupação em todo o mundo e neste sentido a ONG Minha Jampa, lançou a campanha virtual “Salve o Gramame”, para que o rio seja revitalizado.

Na página virtual da campanha (www.salveogramame.minhajampa.org.br), estão mais explicações sobre a iniciativa. A ideia, segundo os organizadores, é enviar a petição para o Ministério Público, pois ela fará parte de uma ação cível pública. O objetivo da campanha é conseguir a revitalização do Gramame, o ressarcimento e compensação pelo danos ambientais, além da penalização dos responsáveis pela poluição.

Entre os atuais danos ambientais que o rio Gramame, sofre está segundo o site, a poluição industrial, deposição de lixos domésticos, além da degradação dos resquícios de mata atlântica e mata ciliar. Pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), segundo a organização da “Salve Gramame” também info0rmam que o rio sofre com a proliferação da espécie Eichhornia crassipes (conhecida como pasta ou baronesa).

Importância do rio – Com 54,3 km de extensão, o Rio Gramame nasce na região do Oratório, em Pedras de Fogo, desaguando no Oceano Atlântico, na Barra de Gramame, limite entre a capital paraibana e a cidade de Conde. Toda essa abundância abastece quase um milhão de pessoas, fornecendo água para 70% da Grande João Pessoa, ou seja, mais de 700 mil cidadãos, conforme dados da ONG Minha Jampa.

A bacia do Rio Gramame é considerada de importância estratégica, pois é a principal reserva de água para o abastecimento da Grande João Pessoa, através das barragens de Gramame–Mamuaba, cuja capacidade chega a 56,4 milhões de metros cúbicos.

 

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe