Categorias: Paraíba

Câmara campinense debate sobre a reforma da Previdência Social em audiência pública

PUBLICIDADE

Atendendo a uma propositura do vereador Anderson Maia (PSB), a Câmara Municipal de Campina Grande realizou uma audiência pública, na manhã desta segunda-feira (10), para debater sobre a proposta da Reforma da Previdência apresentada pelo Governo Federal. O debate reuniu representantes de várias entidades civis, associações, sindicatos e a sociedade em geral. Como resultado, alguns encaminhamentos serão feitos ao Congresso Nacional.

Além dos vereadores campinenses, participaram do debate representantes da Associação dos Advogados do Brasil (OAB), Associação da Polícia Civil da Paraíba, Associação dos Docentes da UFCG, Sintab, Sindicato dos Técnicos de Segurança no Trabalho da Paraíba (Sintespb) e de representantes do Movimento Brasil Conservador. Participaram ainda o prefeito de Alcantil, Milton Rodrigues (PRB), o vereador de Lagoa Seca, Nelson Anacleto (PSB), e o deputado federal Gervásio Maia (PSB).

O autor da audiência, vereador Anderson Maia, apresentou alguns dados iniciais e explicou que o debate foi proposto para que haja um esclarecimento sobre os mais variados pontos polêmicos da reforma e que têm dividido opiniões. “Sabemos que as câmaras municipais não têm poder de interferir ou alterar a atual proposta de reforma da Previdência, mas podemos fazer os devidos encaminhamentos e solicitações, de acordo com o debate aqui desenvolvido”, disse.

De forma unânime, os representantes dos sindicatos e associações se posicionaram contra ao atual modelo de reforma proposto. O vice-presidente da Associação da Polícia Civil, Franklin Barbosa, disse que a reforma é prejudicial à categoria. “Um policial com 70 anos de idade não tem condições de atuar nas ruas. Talvez não tenha nem condições de defender a si próprio”, comentou.

O representante da OAB, Winderson Pereira, destacou que a reforma é precisa, mas desde que seja feita com responsabilidade, sem retirar benefícios dos menos favorecidos. Em contraponto, o representante do Movimento Brasil Conservador na Paraíba, Thiago Melo, defendeu a reforma, afirmando que ela vai combater as desigualdades existentes na atualidade, gerando economia de recursos nos cofres públicos para que sejam aplicados em outras áreas, como Saúde e Educação.

Foram feitas várias ponderações em torno da proposta da reforma da Previdência Social, levando em conta pontos importantes como o impacto na economia, expectativa de vida do brasileiro, desigualdades sociais e outros. As informações foram apresentadas com o intuito de fornecer subsídios para a formulação de um amplo panorama em torno do tema. Como resultado, serão feitos alguns encaminhamentos à bancada paraibana em Brasília.

Dirp/CMCG

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Vídeo: Secretária destaca que neste ano o impacto econômico do Natal Iluminado vai superar os R$ 90 milhões da edição anterior

A secretária de Desenvolvimento Econômico de Campina Grande Tâmela Fama, ontem (05), durante da abertura…

6 de dezembro de 2025

Levantamento nacional aponta que a Paraíba é o melhor estado do Nordeste e o 5º do Brasil em liquidez financeira

Um levantamento divulgado ontem (05), pelo Ranking de Competitividade dos Estados 2025 (CLP), com dados…

6 de dezembro de 2025

Veja ao vivo a abertura da 12ª edição do Natal Iluminado, em Campina

A abertura do Natal Iluminado 2025 acontece nesta sexta-feira, 5, a partir das 18h, reunindo…

5 de dezembro de 2025

Oposição em rota de colisão: Cícero Lucena rebate fala de Efraim Filho sobre postura em relação ao Governo do Estado

O prefeito de João Pessoa e pré-candidato ao Governo do Estado, Cícero Lucena (MDB), respondeu…

5 de dezembro de 2025

Condenado por estupro de vulnerável, pediatra Fernando Cunha Lima terá direito à prisão domiciliar

Na tarde desta sexta-feira (5), a Justiça concedeu prisão domiciliar ao médico Fernando Cunha Lima,…

5 de dezembro de 2025

Léo Bezerra avalia primeiro encontro com João Azevêdo após deixar presidência do PSB João Pessoa e a exoneração de aliados

O vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra (PSB), fez uma avaliação positiva do primeiro encontro…

5 de dezembro de 2025