A Paraíba o tempo todo  |

Bombeamento da água do São Francisco para o açude de Boqueirão é suspenso pela 3ª vez

Pela terceira vez, o bombeamento da água da Transposição do Rio São Francisco para o açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, no Cariri paraibano, foi suspenso pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). De acordo com a pasta, a suspensão ocorreu desde a última sexta-feira (1), para ajustes e verificações do funcionamento dos equipamentos hidromecânicos.

Ainda conforme o MDR, a variação do volume de água entregue pelo Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco no Rio Paraíba, em Monteiro, não prejudica o abastecimento da população da Paraíba atendida pelo sistema.

 

A pasta não informou se foi estabelecido algum prazo para a retomada do bombeamento. No começo de janeiro deste ano, as águas do rio São Francisco voltaram a ser bombeados após meses de paralisação do sistema em virtude de obras complementares nos açudes de Poções e Camalaú.

 

Em março do ano passado, o Ministério Público Federal (MPF) em Monteiro, no Cariri paraibano, recomendou a suspensão da operação do sistema de bombeamento de águas da transposição do Rio São Francisco, no eixo leste, , junto à Secretaria de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional. A recomendação pede que a operação fique suspensa pelo período necessário para realização de intervenções nos açudes de Poções e Camalaú.

 

Em setembro do ano passado, o sistema de bombeamento do eixo leste do projeto de transposição das Águas do Rio São Francisco foi religado, após a execução de obras em Poções e Camalaú. O desligamento começou de forma gradativa no dia 20 de março por uma recomendação do Ministério Público Federal (MPF). A recomendação pedia que a operação ficasse suspensa pelo período necessário para realização de intervenções nos açudes de Poções e Camalaú.

 

Dias após ser religado, o bombeamento das águas da transposição do rio São Francisco, foi suspenso de novo.

 

A previsão da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa-PB) era que as águas cheguem em 20 dias ao açude Epitácio Pessoa.

 

Após séculos de espera, a Paraíba começou a receber, os primeiros metros cúbicos de água da transposição do Rio São Francisco, no eixo leste, em março de 2017 e inundou o açude Epitácio Pessoa que na época estava com 2% de sua capacidade de armazenamento.

SL

PB Agora

 


Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe