Pela terceira vez, o bombeamento da água da Transposição do Rio São Francisco para o açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, no Cariri paraibano, foi suspenso pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). De acordo com a pasta, a suspensão ocorreu desde a última sexta-feira (1), para ajustes e verificações do funcionamento dos equipamentos hidromecânicos.

Ainda conforme o MDR, a variação do volume de água entregue pelo Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco no Rio Paraíba, em Monteiro, não prejudica o abastecimento da população da Paraíba atendida pelo sistema.

 

A pasta não informou se foi estabelecido algum prazo para a retomada do bombeamento. No começo de janeiro deste ano, as águas do rio São Francisco voltaram a ser bombeados após meses de paralisação do sistema em virtude de obras complementares nos açudes de Poções e Camalaú.

 

Em março do ano passado, o Ministério Público Federal (MPF) em Monteiro, no Cariri paraibano, recomendou a suspensão da operação do sistema de bombeamento de águas da transposição do Rio São Francisco, no eixo leste, , junto à Secretaria de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional. A recomendação pede que a operação fique suspensa pelo período necessário para realização de intervenções nos açudes de Poções e Camalaú.

 

Em setembro do ano passado, o sistema de bombeamento do eixo leste do projeto de transposição das Águas do Rio São Francisco foi religado, após a execução de obras em Poções e Camalaú. O desligamento começou de forma gradativa no dia 20 de março por uma recomendação do Ministério Público Federal (MPF). A recomendação pedia que a operação ficasse suspensa pelo período necessário para realização de intervenções nos açudes de Poções e Camalaú.

 

Dias após ser religado, o bombeamento das águas da transposição do rio São Francisco, foi suspenso de novo.

 

A previsão da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa-PB) era que as águas cheguem em 20 dias ao açude Epitácio Pessoa.

 

Após séculos de espera, a Paraíba começou a receber, os primeiros metros cúbicos de água da transposição do Rio São Francisco, no eixo leste, em março de 2017 e inundou o açude Epitácio Pessoa que na época estava com 2% de sua capacidade de armazenamento.

SL

PB Agora

 


Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir

 

Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

CG; linhas 101, 111 e 245 sofrem alteração de itinerário neste domingo

A Prefeitura de Campina Grande, através da Gerência de Transportes da STTP,  comunica a população em geral que devido a realização do evento Fest Banda 2019, que ocorrerá neste domingo, …

Entidades de proteção ambiental destacam importância do Rio Gramame

Entidades de proteção ambiental realizam, neste domingo (22), a 14ª Ocupação do Rio Gramame juntamente com a Remada do Abraço 2019. O evento tem início às 9h30 e término às…