A Paraíba o tempo todo  |

Barragem de açude no Sertão da Paraíba rompe após chuvas

Parte da barragem de um açude em sítio na cidade de Carrapateira, no Sertão paraibano, rompeu nesta segunda-feira (26). Segundo informações dos moradores, as chuvas que caíram no Sertão causaram o rompimento da barragem que faz parte da bacia do Alto Curso do Rio Piranhas. De acordo com a Agência Executiva de Gestão de Águas da Paraíba (Aesa), foram registradas chuvas significativas na região.

Marle Bandeira, meteorologista da Aesa, avaliou que o período chuvoso na Paraíba tem início em fevereiro. Para ela, as recargas que estão ocorrendo em reservatórios na região está dentro do esperado pela Aesa, embora a barragem mostrada no vídeo não seja monitorada pela agência.

De acordo com levantamento feito pela Aesa, até esta segunda-feira (26), apenas dois reservatórios monitorados haviam chegado ou superado 100% da capacidade (sangraram): o São José II em Monteiro e o Olho D’Água na cidade de Mari. Ainda conforme relatório da Aesa, 34 açudes estão com mais de 20% do seu volume máximo, 35 reservatórios estão com menos de 20%, mas com mais de 5% da capacidade. Por fim, 56 mananciais estão em estado crítico, com menos de 5% do volume máximo.

O açude Epitácio Pessoa, conhecido popularmente como Boqueirão, subiu 44 centímetros nos últimos três dias e atingiu a marca de 11,82% do seu volume total. A recarga ocorreu entre o sábado (24) até a manhã desta segunda-feira (26). Segundo a Aesa, o aumento do volume corresponde a de 3,6 milhões de metros cúbicos de água.

De acordo com a Aesa, o aumento é motivado pelas chuvas na região e pelo aumento da vazão das águas vindas da transposição do Rio São Francisco. As cidades da região de Campina Grande que se destacaram em volume de chuva entre os dias 23 e 24 de fevereiro fora Coxixola (115,1 mm), Taperoá (90,1mm) e Congo (70 mm).

Redação com G1

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe