Categorias: Paraíba

Banhistas devem ficar atentos às queimaduras por águas-vivas

PUBLICIDADE

Os banhistas devem ficar atentos aos riscos de queimaduras por águas-vivas com a chegada do verão, que é a estação de reprodução desses animais. Para não serem surpreendidos, a bióloga Luciana Alcântara, da Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa (Semam), em entrevista ao Portal ClickPB explica que uma das formas de se livrar da queimadura é apostar na atenção redobrada na hora de entrar no mar. 

“Aliada as altas temperaturas e a mudanças na direção dos ventos, além do aumento no número de turistas na regiões do litoral é normal que os casos de queimaduras ocasionados pelo contato com esses animais sejam intensificados”, explicou. 

O alerta da bióloga é para que os banhistas tenham mais cuidado na hora de entrar na água. “Esses animais são facilmente identificados pois costumam ficar boiando. A observação visual pode evitar um susto desse nível. Uma das recomendações é que antes de entrar na água, a pessoa olhe pelo menos onde quebra as ondas se já existe algum animal perto do local, conseguindo assim se livrar do animal”, contou. 

Ainda segundo ela, o boom de casos envolvendo esse animais nessa época do ano é um fenômeno natural que acontece no mundo todo motivado pelo aquecimento das águas.

Em caso de contato com uma água-viva, Luciana aconselha um método já conhecido por muitos: água corrente. “As espécies soltam urticárias que estão dentro da bolsa de veneno. É como se fosse espinhos que são liberados causando assim a sensação de queimadura. Em caso de contato com a pele, deve-se evitar coçar e não colocar gelo. Aplicar vinagre, que diminui a ardência e procurar um posto de saúde, pois só um profissional da saúde pode indicar o tratamento mais adequado”, contou lembrando da importância de evitar medicamentos caseiros, que segundo ela, pode prejudicar ainda mais os sintomas da queimadura. 

As águas-vivas são animais marinhos que possuem nematocistos nos tentáculos, com substâncias urticantes, que, em contato com a pele, provocam queimadura.

 


Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Perito acusado de matar motoboy em João Pessoa faz acordo com MP e processo é encerrado

O processo contra o perito criminal Robson Félix, acusado de matar o motoboy Orlando Pereira…

30 de abril de 2024

Após rompimento com Cícero, Milanez promete independência na CMJP e pondera: “O que vier de bom terá meu apoio”

Após rompimento político com o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas), o vereador Fernando…

30 de abril de 2024

João Pessoa terá alteração na circulação de ônibus neste feriado do Dia do Trabalho

Neste feriado do Dia do Trabalho, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), em conjunto…

30 de abril de 2024

Mesmo filiado ao PDT, João Almeida não terá legenda para disputar CMJP, sentencia Junio Leandro

O presidente municipal do PDT de João Pessoa, Junio Leandro, afirmou nesta terça-feira (30) que…

30 de abril de 2024

Tarifa Zero terá nova edição no primeiro sábado de maio

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da STTP, realiza neste sábado (4) mais uma…

30 de abril de 2024

Criança de 10 anos denuncia padrasto por abuso sexual em João Pessoa

Na noite dessa segunda-feira (29), uma criança de dez anos procurou a Unidade de Polícia…

30 de abril de 2024