O primeiro banco de olhos da Paraíba será inaugurado nesta segunda-feira (13) no Hospital de Trauma, na Estrada de Cabedelo. O banco vai evitar que as córneas de doadores do estado sejam enviadas para pacientes do Rio Grande do Norte e Pernambuco por pura falta de estrutura adequada.
O local vai funcionar em sintonia com a central de transplantes, que já funciona no mesmo hospital. Além de selecionar e armazenar com mais precisão as córneas doadas, o projeto pretende dinamizar a fila única de receptores. Aproximadamente 80 pessoas estão na lista de espera por um transplante na Paraíba, enquanto uma média de 40 córneas chega a cada mês à central.
Funcionando durante 24 horas, o banco de olhos vai contar com uma equipe formada de um enfermeiro, três técnicos e dois oftalmologistas. Na prática, a unidade vai agilizar o trajeto entre a córnea doada e a sala de cirurgia, uma vez que a meta é analisar e distribuir o material doado em, no máximo, 48 horas.
O transplante de córnea é uma cirurgia ambulatorial e o paciente transplantado geralmente recebe alta após o procedimento. O governo do estado calcula que vai economizar mensalmente R$ 80 mil, apenas com o deslocamento de viaturas e combustível.
PB Agora
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O senador e pré-candidato ao Governo do Estado, Efraim Filho (União Brasil), lamentou nesta terça-feira…
A possibilidade do deputado federal Romero Rodrigues (Podemos) ocupar a vaga de vice-governador em alguma…
Ainda durante o programa Hora H, da TV Norte-PB, apresentado pelo jornalista Heron Cid, o…
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Harrison Targino, avaliou nesta…
O Ministério do Turismo destacou a Paraíba como um dos destinos mais completos do país…
A Prefeitura de Alhandra, no Litoral Sul da Paraíba, nomeou nesta terça-feira (30), os 82…