Por pbagora.com.br

O primeiro banco de olhos da Paraíba será inaugurado nesta segunda-feira (13) no Hospital de Trauma, na Estrada de Cabedelo. O banco vai evitar que as córneas de doadores do estado sejam enviadas para pacientes do Rio Grande do Norte e Pernambuco por pura falta de estrutura adequada.

O local vai funcionar em sintonia com a central de transplantes, que já funciona no mesmo hospital. Além de selecionar e armazenar com mais precisão as córneas doadas, o projeto pretende dinamizar a fila única de receptores. Aproximadamente 80 pessoas estão na lista de espera por um transplante na Paraíba, enquanto uma média de 40 córneas chega a cada mês à central.

Funcionando durante 24 horas, o banco de olhos vai contar com uma equipe formada de um enfermeiro, três técnicos e dois oftalmologistas. Na prática, a unidade vai agilizar o trajeto entre a córnea doada e a sala de cirurgia, uma vez que a meta é analisar e distribuir o material doado em, no máximo, 48 horas.

O transplante de córnea é uma cirurgia ambulatorial e o paciente transplantado geralmente recebe alta após o procedimento. O governo do estado calcula que vai economizar mensalmente R$ 80 mil, apenas com o deslocamento de viaturas e combustível.
 

PB Agora

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Prefeito na Paraíba revoga decreto que permitia sacrifício de animais

Após a repercussão negativa do decreto que autorizava o sacrifício de animais em situação de rua, o prefeito da cidade de Brejo do Cruz no interior da Paraíba, Tales Torricelli,…

Casa da Cidadania de Jaguaribe retoma atendimento com emissão de RG e Sine

A Casa da Cidadania, localizada no bairro de Jaguaribe, retomou, nesta quinta-feira (21), o atendimento ao público, porém de forma parcial, com funcionamento das 8h às 14h. Os serviços disponibilizados…