Após o presidente da República, Jair Bolsonaro, assinar o decreto que flexibiliza as normas para a posse de armas no país, a pasta responsável pela segurança na Paraíba tem demonstrado preocupação com os efeitos que a decisão pode causar. O secretário de Segurança e Defesa Social da Paraíba, Jean Francisco Bezerra Nunes, chamou atenção para os chamados ‘crimes por proximidade’ e para a possibilidade tragédias domésticas.
Ciente de que os números da violência no país são de responsabilidade dos estados, o secretário avalia que a decisão tomada pelo presidente caminha na contramão das ações que vêm sendo desenvolvidas na Paraíba desde 2011. “A gente tem se debruçado pelas medidas reflexas e a gente consegue projetar um aumento dos crimes de proximidade, crimes de feminicídio, que antes se resolvia de outras formas, quando não se tinha uma arma à mão, podem agravar o problema”, declarou o secretário.
Para o auxiliar de João Azevêdo, é importante ressaltar também a possibilidade de aumento nos registros de casos de tragédias domésticas, envolvendo principalmente crianças, e de suicídios. “A gente vive um momento de campanhas de prevenção de suicídios, de esclarecimentos, e a facilidade em ter uma arma em casa pode ser muito ruim também pra isso”, avaliou.
Jean Francisco afirmou que a Governo Federal, com a flexibilização da posse de armas, não enfrentou o tema com a complexidade que ele exige. Segundo o secretário, é preciso ainda debater sobre “o tráfico internacional de armas, o fechamento das fronteiras e a toda de tráfico e do contrabando dessas armas”, concluiu.
PB Agora
Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000
O Campinense Clube venceu o Treze Futebol Clube por 1 a 0, neste domingo (8),…
O Esporte de Patos conquistou uma vitória fundamental na luta contra o rebaixamento ao derrotar…
Tudo pronto no estádio O Amigão em Campina Grande para o 421º Clássico dos Maiorais.…
O vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra, que assumirá o comando da Prefeitura a partir…
O deputado federal Ruy Carneiro (Podemos) voltou a afirmar que não existe qualquer possibilidade de…
O desfile do bloco Muriçoquinhas, um dos mais aguardados do Folia de Rua, movimenta a…