A Paraíba o tempo todo  |

Após decreto sobre posse de armas, Estado teme aumento de tragédias domésticas e suicídios

Após o presidente da República, Jair Bolsonaro, assinar o decreto que flexibiliza as normas para a posse de armas no país, a pasta responsável pela segurança na Paraíba tem demonstrado preocupação com os efeitos que a decisão pode causar. O secretário de Segurança e Defesa Social da Paraíba, Jean Francisco Bezerra Nunes, chamou atenção para os chamados ‘crimes por proximidade’ e para a possibilidade tragédias domésticas.

Ciente de que os números da violência no país são de responsabilidade dos estados, o secretário avalia que a decisão tomada pelo presidente caminha na contramão das ações que vêm sendo desenvolvidas na Paraíba desde 2011. “A gente tem se debruçado pelas medidas reflexas e a gente consegue projetar um aumento dos crimes de proximidade, crimes de feminicídio, que antes se resolvia de outras formas, quando não se tinha uma arma à mão, podem agravar o problema”, declarou o secretário.

Para o auxiliar de João Azevêdo, é importante ressaltar também a possibilidade de aumento nos registros de casos de tragédias domésticas, envolvendo principalmente crianças, e de suicídios. “A gente vive um momento de campanhas de prevenção de suicídios, de esclarecimentos, e a facilidade em ter uma arma em casa pode ser muito ruim também pra isso”, avaliou.

Jean Francisco afirmou que a Governo Federal, com a flexibilização da posse de armas, não enfrentou o tema com a complexidade que ele exige. Segundo o secretário, é preciso ainda debater sobre “o tráfico internacional de armas, o fechamento das fronteiras e a toda de tráfico e do contrabando dessas armas”, concluiu.

 

PB Agora

 


Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe