Categorias: Paraíba

Apesar da Covid-19, Cartaxo libera volta às aulas em faculdades e ensino médio

Após a prefeitura de Campina Grande, agora foi a vez da prefeitura de João Pessoa também adotar medidas para a volta às aulas presenciais em meio à pandemia do coronavírus.  Diferentemente da Rainha da Borborema, que liberou a educação infantil, na Capital, o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), liberou o retorno às aulas presenciais nas instituições de ensino superior e médio, de forma escalonada.

As primeiras atividades liberadas para funcionar serão as facultardes, que poderão abrir as portas a partir da próxima segunda-feira (05).

Uma semana depois, no dia 13, as escolas de ensino médio privadas estão autorizadas a retomar as aulas presenciais dos alunos do 3º ano. Uma semana depois, no dia 19, passam a ser liberadas as aulas presenciais para os alunos do 2º ano e no dia 26, os do 1º ano. Todas as instituições terão que continuar oferecendo as aulas remotas, para os alunos que não puderem voltar às aulas presenciais.

SETOR PRIVADO

O retorno às aulas do ensino médicose referem apenas ao setor privado, já que o ensino médico público é de competência do Estado. O prefeito não fixou data para a retomada das aulas presenciais nas escolas municipais. “Neste caso, vai ser preciso um pouco mais de paciência”, disse.

BARES E RESTAURANTES

Outra medida anunciada pelo prefeito Luciano Cartaxo foi de estender o funcionamento de bares e restaurantes até a meia-noite. Antes, os estabelecimentos tinham que fechar as portas até as 22h.

Cartaxo esclareceu que nestes locais poderão ter, no máximo três músicos, e ficaram abertos até meia noite, ampliando em mais duas horas seus funcionamentos.

A partir deste sábado (3), o acesso ao Parque da Lagoa também será liberado para o público. O mesmo ocorre com o Parque da Bica. Este último, no entanto, com controles e acesso.

As medidas anunciadas pelo prefeito nesta sexta-feira contraria os parâmetros estabelecidos pelo governo do Estado no Plano Novo Normal. João Pessoa está classificada com a bandeira amarela. O planejamento do Estado previa que a abertura das escolas ocorresse apenas quando se atingisse a bandeira verde.

 

CONFIRA ABAIXO O INFORME DA PMJP SOBRE A DECISÃO

Luciano Cartaxo anuncia nova fase do Plano de Flexibilização e autoriza volta dos cursos, Ensino Médio e Superior com 50% da capacidade e apresentações musicais seguindo protocolos de segurança

No novo decreto, Prefeitura de João Pessoa também amplia horário de funcionamento dos restaurantes das 11h até meia noite e volta da visitação à Bica e Lagoa

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, anunciou, na manhã desta sexta-feira (2), uma nova fase do Plano Estratégico de Flexibilização com a volta de novos setores às atividades. Seguindo o planejamento que prevê uma avaliação contínua do quadro da pandemia do Coronavírus, a Capital paraibana segue avançando com segurança no fortalecimento da retomada das atividades econômicas da cidade. A nova etapa inclui a possibilidade de retorno dos cursos, do Ensino Superior e do Ensino Médio seguindo protocolos, apresentações musicais, ampliação do horário de funcionamento dos restaurantes e volta das visitas ao Parque da Bica e Parque da Lagoa.

“Estamos fazendo uma retomada das atividades na Capital de forma segura e sem risco de nenhum retrocesso. Tudo está sendo pensado e pautado na Ciência, na análise dos dados e avaliações. Já passamos da fase mais difícil e toda a população tem nos ajudado bastante neste nosso trabalho para seguirmos preservando as vidas. E agora damos mais um passo, dialogando com setores, vendo as possibilidades e avançando em segurança”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

As novas medidas anunciadas nesta sexta respeitam as condições estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para a flexibilização. Entre elas, a transmissão controlada, o sistema de saúde apto a manejar casos graves, controle de casos importados, medidas de prevenção estabelecidas nos locais de trabalho e o risco de novos surtos minimizados. De acordo com as avaliações da Secretaria de Saúde (SMS) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), com a flexibilização gradual conforme vem ocorrendo na cidade, de forma planejada e avaliada constantemente, o número de casos e de óbitos segue caindo.

A partir da próxima segunda-feira(5), os cursos como os de idiomas e informática, por exemplo, poderão voltar a funcionar com 50% da capacidade, assim como o Ensino Superior, que além dos 50% de capacidade, deve manter atividades virtuais para os alunos. O Ensino Médio volta, de forma escalonada na semana seguinte, a partir do dia 13, com os alunos do 3° ano. Na segunda-feira seguinte, dia 19, voltam os alunos do 2° ano e, na segunda-feira (26), voltam as turmas do 1° ano. Além de seguir a capacidade máxima de 50%, também deve seguir sendo ofertado o ensino remoto.

Também estão permitidas as apresentações musicais com até três músicos, mas em ambientes sem aglomeração e o retorno do transporte escolar seguindo novos protocolos. Para os bares e restaurantes, o novo decreto autoriza uma ampliação no horário de funcionamento, das 11h até a meia noite. A Prefeitura também volta a abrir o Parque da Lagoa a partir deste sábado (3) e do Parque da Bica com limitação da capacidade a partir do dia 15 de outubro.

Assim como estabelecido nos decretos anteriores, todos devem respeitar as chamadas ‘regras de ouro’, como o uso obrigatório de máscaras, disponibilização de álcool gel e distanciamento entre as pessoas. A PMJP também orienta o hábito de lavar as mãos sempre que possível, e procurar orientação se tiver algum sintoma através do 3218-9214. A partir deste novo decreto, o Hospital Santa Isabel volta a realizar cirurgias eletivas e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) também voltam a realizar seus atendimentos normais. No entanto, todas estas unidades seguem recebendo pacientes Covid em alas separadas.

 

Redação 

Últimas notícias

“Não tenho interesse em transformar dor em espetáculo” diz Raphaella Brilhante ao se pronunciar sobre agressões

A médica e influenciadora Raphaella Brilhante, que denunciou o esposo, o cantor João Lima, por…

24 de janeiro de 2026

Prefeitura de Mulungu cancela show de João Lima após denúncias de violência doméstica

A Prefeitura de Mulungu, município localizado no Agreste da Paraíba, anunciou neste sábado (24) o…

24 de janeiro de 2026

Secretária cobra rigor do Judiciário para fortalecer confiança das mulheres na denúncia

A secretária das Mulheres e da Diversidade Humana da Paraíba, Lídia Moura, manifestou solidariedade neste…

24 de janeiro de 2026

Casados há apenas 2 meses, médica influenciadora denuncia cantor por violência doméstica em João Pessoa

Na manhã deste sábado (24), a médica e influenciadora digital Raphaela Brilhante prestou depoimento na…

24 de janeiro de 2026

Após denúncia de violência, João Lima apaga fotos da esposa e desativa comentários, mas ganha seguidores

O cantor João Lima, denunciado pela esposa, a médica e influenciadora Raphaella Brilhante, por violência…

24 de janeiro de 2026

Em nota, defesa de Raphaella Brilhante reforça necessidade de medidas protetivas e combate à cultura de violência doméstica

A defesa da médica e influenciadora Raphaella Brilhante divulgou, neste sábado (24), uma nota oficial…

24 de janeiro de 2026