Categorias: Paraíba

Análise: Bolsonaro cutuca cão com vara curta. Mas é melhor já ir se acostumando

PUBLICIDADE

O presidente Jair Bolsonaro, que há muito vem testando a paciência do povo e das instituições brasileiras, está cutucando o cão com vara curta.

Como quem testa se teria condições para “tratorar” a democracia brasileira e, se possível, fazer-se um ditadorzinho tupiniquim, irresponsavelmente o presidente da República distribuiu nas redes sociais um vídeo em que exorta seus seguidores a participarem de uma manifestação contra o Congresso Nacional, contra o Supremo Tribunal Federal, e em favor de si próprio, marcado para o dia 15 de março.

Bolsonaro pensa que só porque chegou ao poder surfando numa onda de crise, pode tudo. Aliás, sempre que o País enfrenta uma crise algum aventureiro ascende do poder, passa a se achar o rei da cocada preta e, quase sempre, faz titica no final…

Exemplos

A história tem mostrado que estes “pode-tudo” sempre se dão mal.
Vide Jânio Quadros e Fernando Collor de Mello. O primeiro renunciou acreditando piamente que o povo o traria de volta nos braços. Necas: os brasileiros o deixaram lá mesmo, na rua da amargura com seu inseparável litrinho de uísque; o segundo, convocou o povo a sair às ruas para defender o seu mandato, levou uma rasteira: as massas foram às praças, mas para pedir a sua cabeça.

O Brasil não é mais aquela republiqueta de bananas que era em 1964; os oficiais das Forças Armadas de hoje não sofrem mais daquela mentalidade tacanha, ultrapassada; a América Latina também não é hoje o barril de pólvora que fazia os Estados Unidos se tremerem de medo.

Hoje, não há mais espaço nas Forças Armadas para truculentos, como o general Newton Cruz, talvez nem mesmo para um com a mentalidade de João Figueiredo, aquele que, em pleno exercício da Presidência, disse que preferia o cheiro dos seus cavalos ao cheiro do seu povo.

Frágil, mas…

A nossa democracia ainda é frágil. Aliás, sempre foi. Nosso País sempre teve uma vida marcada por golpes e quarteladas. Vivemos agora o mais duradouro período de democracia. E, embora ainda sejamos frágeis, não há mais clima favorável à tomada do poder pelas baionetas.

Vivemos dias sombrios, evidentemente, mas que nem de longe se compara aos tempos em que a baioneta e o coturno falavam mais alto.

Reação

Mas é preciso reagir. E não precisa ser violentamente. É importante que cada brasileiro se manifeste, pacificamente, contra qualquer tentativa de afronta à democracia: seja nas mídias sociais, nos seus escritos, nas conversas em família, nos botecos, nas esquinas e, se preciso, sair às ruas.

O bumerangue

Mas, podem apostar: o governo bumerangue de Jair Bolsonaro, que está sempre indo e voltando nas suas atitudes, vai já-já pedir arrego e desistir da ideia de tentar usar o povo para um projeto que, graças a Deus, jamais se consolidará.

 

Wellington Farias

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Armas supostamente utilizadas em assassinato de mulher em Cabedelo são apreendidas

Em uma operação realizada no começo da manhã desta quinta-feira (11), no bairro do Renascer,…

11 de dezembro de 2025

PM frustra ataque a tiros e prende integrante de facção na Capital

A Polícia Militar frustrou um ataque a tiros que um integrante de uma facção criminosa…

11 de dezembro de 2025

Mulher é morta a facadas dentro de casa em Fagundes; ex-companheiro é principal suspeito

Uma mulher foi morta com golpes de faca dentro de casa na manhã desta quinta-feira…

11 de dezembro de 2025

Presidente do PT da PB faz convocação para atos contra redução de penas do 8 de Janeiro: “Parlamentar é pra defender o povo”

A presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) na Paraíba, deputada Cida Ramos, anunciou nesta…

11 de dezembro de 2025

Polícia cumpre 22 mandados de busca e apreensão contra grupos envolvidos em tráfico na PB

A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Homicídios e Entorpecentes de Patos…

11 de dezembro de 2025

Maioria da bancada federal paraibana vota pela suspensão de Glauber Braga na Câmara como alternativa à cassação

A Câmara dos Deputados aprovou, nessa quarta-feira (10), a suspensão do mandato do deputado Glauber…

11 de dezembro de 2025