A Paraíba o tempo todo  |

Amigos e políticos lamentam morte da jornalista Lena Guimarães

Políticos e amigos de Lena Guimarães lamentaram a morte da jornalista, ocorrida nesta segunda-feira (18), em João Pessoa. Lena estava internada em um hospital particular e foi vítima de falência múltipla de órgãos, em decorrência de um câncer no pâncreas. Informações sobre velório e sepultamento da jornalista ainda não foram divulgadas.

A diretora de jornalismo do Sistema Correio, Sony Lacerda, conhecia Lena Guimarães há 27 anos. Foi Lena quem deu a Sony sua primeira oportunidade de emprego no jornalismo, como repórter. Hoje, Sony ocupa o posto que já foi de Lena. Ela se diz honrada e grata pelos ensinamentos da amiga.

O Governo do Estado expressou pesar pela morte de Lena Guimarães e desejou que amigos e familiares fossem confortados e que o legado da jornalista possa servir de alento para preencher o espaço deixado pela sua partida. O texto classificou Lena como “uma das jornalistas mais talentosas e respeitadas da Paraíba”.

O senador José Maranhão, que escolheu Lena como sua secretária de Comunicação quando assumiu o Governo do Estado em 2009, disse que a jornalista é “uma querida amiga e fraterna irmã do coração”. “Não vou externar minha dor. Tão somente quero render um tributo de gratidão àquela que foi fiel às amizades, aos conceitos da ética e da moralidade. Profissional exemplar, que fez do jornalismo um campo sério de informações bem construídas, com análises perfeitas da política da Paraíba e do Brasil. O jornalismo e o Sistema de Correio de Comunicação ficam mais pobres com sua partida para a Casa do Divino Pai Eterno. Segue em paz, minha querida amiga”, declarou Maranhão.

A senadora Daniella Ribeiro, falou que Lena deixa lembranças inesquecíveis para quem teve a honra de conviver com ela. “Seu jeito discreto nunca foi impedimento para que ela demonstrasse afeto pelas pessoas. Sempre pautada pela ética, Lena deixa uma lacuna no jornalismo da Paraíba e por todos os lugares por onde passou. Da profissional, ficam os ensinamentos; da amiga, fica a saudade”, ressaltou.

O senador Veneziano Vital do Rêgo disse que Lena era uma mulher valorosa, de grande caráter e símbolo de amor ao que fazia. “Era uma profissional que sempre nos recebia com muito carinho e respeito ao nosso trabalho, pautando sua atividade sempre nos bons preceitos jornalísticos”, falou.

O deputado federal Aguinaldo Ribeiro ressaltou o legado deixado por Lena na comunicação paraibana e a amizade que mantinha com a jornalista. “Com muita tristeza recebi a notícia do falecimento da querida Lena Guimarães. Um ser humano incrível, assim como um dos ícones do jornalismo paraibano tendo ocupado funções de destaque na comunicação do nosso estado. Uma grande amiga que deixa um legado de contribuição à Paraíba. Neste momento de dor me solidarizo com os familiares e amigos e externo o meu mais profundo pesar”, disse o deputado.

O deputado federal Ruy Carneiro se disse “inconformado e consternado” com a notícia da morte de Lena. “Mais do que uma conselheira, perdi uma grande amiga, por quem tive sempre respeito e admiração. A sua partida representa uma grande perda para toda a Paraíba. Profissional competente, marcou a história da comunicação no nosso Estado, inaugurando um verdadeira escola de jornalistas”, ressaltou.

O deputado federal Pedro Cunha Lima lamentou o falecimento da jornalista e enalteceu a trajetória dela: “Lena é uma referência no jornalismo por sua bravura, técnica e por ter sido pioneira entre as mulheres em funções de liderança, como conduzir o veículo de comunicação mais influente do estado, à época, o Jornal Correio da Paraíba. Sem dúvida, deixará um grande legado, ela desbravou caminhos. Lamento seu falecimento e me solidarizo com seus familiares e amigos”.

O deputado federal Frei Anastácio também lamentou a morte da jornalista: “O jornalismo da Paraíba perde uma de suas principais referências éticas e de competência como colunista, articulista política, redatora e editora”, disse o parlamentar.

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, destacou Lena Guimarães é dona de trajetória marcada por competência. “Sua postura sempre crítica foi sua marca registrada, fazendo o bom jornalismo e aguçando o senso crítico da população. Por incontáveis vezes o olhar crítico e justo de Lena Guimarães jogou luz sobre o trabalho da Assembleia Legislativa da Paraíba, ora elogiando o nível de discussões e a atuação dos parlamentares, ora com uma visão crítica que fazia todos refletir sobre a honrosa e difícil missão de representar o povo paraibano”, apontou Galdino.

O deputado estadual Eduardo Carneiro destacou a ética e profissionalismo, características marcantes na carreira de Lena Guimarães. “O jornalismo e população da Paraíba sentirão a falta de Lena, que sempre preservou, em sua carreira, a ética e o profissionalismo. Sua coluna era leitura obrigatória para nós que atuamos na política”, disse.

A deputada estadual Camila Toscano também elogiou a jornalista. “Lena foi uma mulher inspiradora. Sempre a admiramos pelas posições firmes, competência e ética. Dentro do jornalismo sempre foi uma grande referência, leitura obrigatória para quem queria ficar bem informado e ainda acompanhar análises primorosas da cena política”, comentou.

O deputado estadual Tovar Correia Lima afirmou que o estado perdeu a “grande dama” do jornalismo paraibano: “Sinônimo de competência e ética, a sua coluna era leitura obrigatória para quem gosta e quem atua na política. A Paraíba amanheceu mais triste, perdemos a nossa grande dama do jornalismo”.

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, disse que Lena Guimarães merece todo respeito e admiração. “Sua seriedade e rara capacidade analítica conquistaram os paraibanos, fazendo dela uma referência. O seu público cativo acostumou-se com as informações precisas e uma leitura especial da realidade. Por onde passou, Lena foi exemplo da união entre talento e dedicação. Seu legado ficará por muitas gerações, que seja um símbolo permanente a orientar a prática do jornalismo”, destacou.

O secretário-chefe de Gabinete da Prefeitura de João Pessoa, Lucélio Cartaxo, colocou Lena como um dos grandes nomes da imprensa paraibana. “Desejo força aos amigos e parentes de Lena, que por muitos anos prestou um importante serviço ao povo do nosso estado”, disse.

O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, lembrou que Lena foi responsável pelo período de maior crescimento do Jornal Correio da Paraíba, numa expansão que terminou por dar grande visibilidade à sucursal do veículo em Campina Grande, com a estreia de um clichê especial para a cidade e ampliação dos investimentos na cidade. “A imprensa paraibana perde uma das importantes referências das últimas décadas e o jornalismo do nosso estado sofre uma perda incalculável”, lamentou.

O desembargador José Ricardo Porto também lamentou o falecimento da jornalista. “Deus não pôde esperar, levou Lena para ficar ao seu lado. A Paraíba perde uma profissional completa: mãe maravilhosa, amiga esplendorosa, uma mulher que sempre esteve à frente do seu tempo. Saudade é sentimento de perda que não vai embora”, declarou.

O presidente da Associação Paraibana da Advocacia Municipalista (APAM), Marco Villar, também se manifestou sobre a morte de Lena Guimarães. “A jornalista sempre foi respeitada e admirada pela ética jornalística, temos certeza de que isto ficará marcado e servirá de referência para muitos no jornalismo do Estado”, disse.
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Paraíba (OAB-PB), Paulo Maia, prestou condolências aos familiares e amigos de Lena Guimarães e colocou a entidade à disposição da família.

O Banco do Nordeste emitiu uma nota de pesar, destacando “notável trajetória” de Lena no jornalismo paraibano: “Lena Guimarães foi uma cidadã a quem reverenciamos respeitosamente pelas importantes análises realizadas no periódico Correio da Paraíba e programas da emissora, comungando com o sentimento de defesa da Região Nordeste e do desenvolvimento regional. Nossas condolências aos colegas do Sistema Correio e aos familiares da jornalista”, diz a nota.

Redação com portalcorreio

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe