Categorias: Paraíba

ALPB destaca fiscalização do Procon-PB no período da Black Friday

A Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PB) autuou, nessa quarta-feira (27), 18 estabelecimentos comerciais em João Pessoa por descumprimento da Lei Estadual 10.859/2017, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino, que obriga as empresas físicas e onlines a publicarem informações e valores dos produtos que estarão inclusos na Black Friday, pelo menos dois dias antes do início da promoção.

Tendo em vista a proximidade da Black Friday, o Procon-PB fiscalizou 31 estabelecimentos comerciais em João Pessoa. Desse total, 18 foram autuados e cinco autos de constatação notificados no primeiro dia da ação antecipada da promoção. As empresas terão um prazo de 10 dias pra apresentar suas defesas.

Segundo a lei, para evitar fraudes, a lista com os itens que estarão na Black Friday deverá ser exibida no próprio site da loja, com o preço real de cada produto, sem o desconto a ser concedido durante a promoção. Adriano Galdino disse que a sua proposta de realizar a campanha Campanha Black Friday Legal partiu da preocupação de auxiliar o consumidor, não só na melhor escolha de preços dos produtos, como também na segurança de que está sendo cobrado o valor justo pela mercadoria.

“Trata-se de uma lei muito importante, que possibilita o acompanhamento dos preços online, em tempo real, e, acima, de tudo, saber o que realmente está acontecendo nessa relação entre consumidor e o comércio neste dia tão famoso, que, dizem, todos fazem realmente suas promoções e liquidações”, comentou Galdino.

O deputado estadual Wilson Filho (PTB), presidente da Frente Parlamentar de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa, ressaltou que a ferramenta que orientam o consumidor a buscar o melhor preço e as ações contra os comerciantes que não cumprem o que anunciam não significa uma ‘caça às bruxas’.

“Estamos vivenciando, a cada momento, a cada dia que se passa, a cada mês que se inicia, um trabalho ainda mais fortalecido durante a busca da harmonia entre o consumidor e os empresários prestadores de serviços. Aqui, na ALPB, defendemos  o consumidor”, disse o deputado, afirmando que, infelizmente, ainda existem empresários que agem de má fé.

PB Agora

Últimas notícias

Suspeito de vandalizar torre do programa Smart City é preso em João Pessoa

A Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa prendeu, neste domingo, um homem suspeito de danificar…

8 de fevereiro de 2026

Queda de árvore interdita trecho da Avenida Epitácio Pessoa na madrugada deste domingo

Parte de uma árvore caiu na madrugada deste domingo (8) na Avenida Epitácio Pessoa, uma…

8 de fevereiro de 2026

Domingo em alerta: chuvas de 20 a 30 mm/h e ventos de até 60 km/h atingem João Pessoa, alerta Inmet

A madrugada foi, mais uma vez, de muita chuva em João Pessoa. Até as 23h59…

8 de fevereiro de 2026

Domingo tem previsão de chuvas fortes e rajadas de vento em toda a Paraíba, alerta Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu neste domingo (8) um alerta para a ocorrência…

8 de fevereiro de 2026

Baía da Traição limita uso de paredões e define regras de som para o Carnaval 2026

A Prefeitura de Baía da Traição, no Litoral Norte da Paraíba, estabeleceu normas específicas para…

8 de fevereiro de 2026

Treze e Campinense medem forças neste domingo em clássico que pode valer a liderança do Paraibano

Será o 421º Clássico dos Maiorais. E 39 títulos conquistados. A rivalidade é histórica e…

8 de fevereiro de 2026