A Rota Cultural Raízes do Brejo, edição 2019, chega neste fim de semana à cidade de Alagoinha, distante 89 km de João Pessoa. A programação tem início na sexta-feira (27), logo cedo, por volta das 6h com uma queima de fogos nas ruas do centro da cidade. Até domingo (29), estão previstos desfile da Filarmônica Cidalino Pimenta, apresentações da banda marcial, de repentistas, trilhas por antigos engenhos, de grupos capoeira e show de calouros. O encerramento do evento fica por conta do show de Vanduí Lima.

A Rota Cultural teve início no último dia 20 de setembro, na cidade de Belém, e vai até 1º de dezembro. O projeto é formado por nove municípios: Belém, Alagoinha, Duas Estradas, Pirpirituba, Lagoa de Dentro, Serra da Raiz, Borborema, Dona Inês e Pilõezinhos. A proposta da rota é mobilizar a população local, aquecer a economia e incentivar o turismo de contemplação e visitação a antigos engenhos, casarões, estações e linha férreas, museus, oficinas, feiras de gastronomia, artesanato, shows, além de passeios a cachoeiras e trilhas ecológicas. A programação, que está na terceira edição, acontece sempre nos finais de semana, iniciando nas sextas-feiras e terminando nos domingos, em cada cidade.

Na avaliação do presidente do Fórum de Turismo do Brejo, que é um dos parceiros do projeto, Sergerson Silvestre, a rota cultural surgiu diante da necessidade de mais municípios da região integrarem o destino turístico. Ele cita a Rota Cultural Caminhos do Frio, que é realizada há mais de 14 anos, sendo realizada entre os meses de julho e setembro. Como um exemplo de sucesso e que pode ser um ‘case’ a ser seguido pelos demais municípios paraibanos.

Já a prefeita Maria Rodrigues Farias destaca que diversas atividades culturais foram pensadas ao longo do ano para atrair turistas à Alagoinha. Ela cita as realizações do São João da Gente, Natal da Gente e a Rota Cultural Raízes do Brejo. “São eventos que valorizam os artistas locais, dando prioridades em suas apresentações e no desenvolvimento artístico com a realização do Cultura na Praça”, declarou.

 

PROGRAMAÇÃO

Dia Hora Evento Local
Sexta-feira
27 de Setembro
06h00 Acorda Alagoinha (Queima de Fogos) Centro
07h30 Desfile Filarmônica Cidalino Pimenta Ruas da Cidade
08h00 Hasteamento do Pavimento Prefeitura Municipal
15h00 Apresentação da Banda Marcial Ricardo Beltrão Praça Geraldo Beltrão
15h30 Raízes Literárias Praça Geraldo Beltrão
19h00 Recepção Praça Geraldo Beltrão
20h00 Abertura Oficial Palco Central
21h00 Apresentação Cultural Palco Central
21h30 Filarmônica Cidalino Pimenta Toca Jackson do Pandeiro Palco Central

 

Dia Hora Evento Local
Sábado
28 de Setembro
08h00 Apresentação de Repentistas Praça Geraldo Beltrão
09h30 Trilha dos Engenhos Praça Geraldo Beltrão – Saída
16h00 Apresentação de Capoeira Praça Alfredo Moura
17h00 Show de Calouros Palco Central
20h00 Show Banda Meu Abrigo Palco Central
22h00 Show com Fabiano Guimarães Palco Central
00h00 Bloco Pereira Ruas da Cidade
Dia Hora Evento Local
Domingo
29 de Setembro
07h30 Passeio Ecológico – Pedal Praça Geraldo Beltrão aos Engenhos
11h30 Forró na Cachoeira com Trio Pé de Serra Marocas Engenho Belo Monte
16h00 Grupo da Melhor Idade do CRAS Praça Alfredo Moura
16h30 Ciranda de Bonfim Praça Alfredo Moura
18h00 Show com Vanduí Lima Palco Central

OBSERVAÇÃO: Feita de Artesanato e de Gastronomia durante os três dias do

 

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Veneziano destaca ação do Governo da PB contra a pandemia que ganhou referência no Nordeste

Durante mais uma sessão remota do Senado Federal, o senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB) fez referências elogiosas ao Governo do Estado pelo fato de a Paraíba ter conseguido se…

JP: freio de veículo apresenta falha, motorista capota e cai em ribanceira

Na manhã desta sexta-feira (10), um idoso de 60 anos ficou ferido durante um grave acidente no bairro do Alto Mateus. De acordo com as informações o freio do veículo…