A Paraíba o tempo todo  |

Alagoinha recebe Rota Cultural Raízes do Brejo neste fim de semana

A Rota Cultural Raízes do Brejo, edição 2019, chega neste fim de semana à cidade de Alagoinha, distante 89 km de João Pessoa. A programação tem início na sexta-feira (27), logo cedo, por volta das 6h com uma queima de fogos nas ruas do centro da cidade. Até domingo (29), estão previstos desfile da Filarmônica Cidalino Pimenta, apresentações da banda marcial, de repentistas, trilhas por antigos engenhos, de grupos capoeira e show de calouros. O encerramento do evento fica por conta do show de Vanduí Lima.

A Rota Cultural teve início no último dia 20 de setembro, na cidade de Belém, e vai até 1º de dezembro. O projeto é formado por nove municípios: Belém, Alagoinha, Duas Estradas, Pirpirituba, Lagoa de Dentro, Serra da Raiz, Borborema, Dona Inês e Pilõezinhos. A proposta da rota é mobilizar a população local, aquecer a economia e incentivar o turismo de contemplação e visitação a antigos engenhos, casarões, estações e linha férreas, museus, oficinas, feiras de gastronomia, artesanato, shows, além de passeios a cachoeiras e trilhas ecológicas. A programação, que está na terceira edição, acontece sempre nos finais de semana, iniciando nas sextas-feiras e terminando nos domingos, em cada cidade.

Na avaliação do presidente do Fórum de Turismo do Brejo, que é um dos parceiros do projeto, Sergerson Silvestre, a rota cultural surgiu diante da necessidade de mais municípios da região integrarem o destino turístico. Ele cita a Rota Cultural Caminhos do Frio, que é realizada há mais de 14 anos, sendo realizada entre os meses de julho e setembro. Como um exemplo de sucesso e que pode ser um ‘case’ a ser seguido pelos demais municípios paraibanos.

Já a prefeita Maria Rodrigues Farias destaca que diversas atividades culturais foram pensadas ao longo do ano para atrair turistas à Alagoinha. Ela cita as realizações do São João da Gente, Natal da Gente e a Rota Cultural Raízes do Brejo. “São eventos que valorizam os artistas locais, dando prioridades em suas apresentações e no desenvolvimento artístico com a realização do Cultura na Praça”, declarou.

 

PROGRAMAÇÃO

DiaHoraEventoLocal
Sexta-feira
27 de Setembro
06h00Acorda Alagoinha (Queima de Fogos)Centro
07h30Desfile Filarmônica Cidalino PimentaRuas da Cidade
08h00Hasteamento do PavimentoPrefeitura Municipal
15h00Apresentação da Banda Marcial Ricardo BeltrãoPraça Geraldo Beltrão
15h30Raízes LiteráriasPraça Geraldo Beltrão
19h00RecepçãoPraça Geraldo Beltrão
20h00Abertura OficialPalco Central
21h00Apresentação CulturalPalco Central
21h30Filarmônica Cidalino Pimenta Toca Jackson do PandeiroPalco Central

 

DiaHoraEventoLocal
Sábado
28 de Setembro
08h00Apresentação de RepentistasPraça Geraldo Beltrão
09h30Trilha dos EngenhosPraça Geraldo Beltrão – Saída
16h00Apresentação de CapoeiraPraça Alfredo Moura
17h00Show de CalourosPalco Central
20h00Show Banda Meu AbrigoPalco Central
22h00Show com Fabiano GuimarãesPalco Central
00h00Bloco PereiraRuas da Cidade
DiaHoraEventoLocal
Domingo
29 de Setembro
07h30Passeio Ecológico – PedalPraça Geraldo Beltrão aos Engenhos
11h30Forró na Cachoeira com Trio Pé de Serra MarocasEngenho Belo Monte
16h00Grupo da Melhor Idade do CRASPraça Alfredo Moura
16h30Ciranda de BonfimPraça Alfredo Moura
18h00Show com Vanduí LimaPalco Central

OBSERVAÇÃO: Feita de Artesanato e de Gastronomia durante os três dias do

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe