A Paraíba o tempo todo  |

Açude de Boqueirão, na PB, volta a receber águas da transposição do Rio São Francisco

CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O açude Epitácio Pessoa, localizado no município de Boqueirão, voltou a receber águas da transposição do Rio São Francisco na segunda-feira (7).

De acordo com o diretor do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) de Boqueirão, Evandro Pereira, o reservatório voltou a receber as águas do Velho Chico por causa da abertura de comportas do açude de Camalaú, que aconteceu na última segunda-feira (30).

O manancial de Camalaú integra o projeto de transposição do Rio São Francisco, pelo Eixo Leste, no Cariri do estado.

Com vazão de 4 mil litros de água por segundo, as comportas ficam abertas por 60 dias, mas esse prazo pode ser estendido. A previsão é de um repasse de pelo menos 20 milhões de metros cúbicos para Boqueirão nesse período.

Atualmente, o açude de Camalaú está carregado com 42.196.697 de metros cúbicos de água, cerca de 87,71% de sua capacidade total, de acordo com dados atualizados pela Agência Estadual de Gestão das Águas (Aesa).

Já o Epitácio Pessoa tem 172.800.442 metros cúbicos de água, aproximadamente 37,04% de sua capacidade, também conforme a Aesa.

O açude Epitácio Pessoa iniciou o ano com pouco mais 50% de sua capacidade. Em junho do ano passado, quando estava com 70,9% do total da sua capacidade, teve as comportas abertas para ajudar a perenizar o Rio Paraíba e levar água para outros reservatórios, como o açude Acauã.

A comportas de Boqueirão também vão permanecer abertas, com uma previsão de repasse de 10 milhões de metros cúbicos de água para o manancial de Acauã.

G1

CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe