Foto: Paramount Pictures
No dia 06 de junho de 2024, o mundo livre comemora 80 anos do Dia D. Nesse dia, milhares de soldados das tropas aliadas desembarcaram na França e adentraram massivamente à Europa dominada pelos nazistas. Milhares doaram suas vidas por nossa liberdade cívica.
No clássico filme de 1998, “O resgate resgate do soldado Ryan, temos o vislumbre desse momento limítrofe: o dramático e perigoso desembarque das tropas. Então, acompanhamos um grupo destacado para o resgate do soldado Ryan, caçula de quatro irmãos, dentre os quais três morreram em combate.
Após membros daquele grupo doarem suas vidas para salvar Ryan, a mensagem deixada pelo capitão que se sacrificou é: “faça valer a pena!”. Essa é uma poderosa mensagem em dois níveis: 1) político; 2) individual.
1) Politicamente, a liberdade cívica é extremamente custosa e precisa ser protegida constantemente. A liberdade de expressão, de religião, de ir e vir, etc, é um bem dado por Deus que, para ser protegido, custou a vida de milhões de seres humanos.
Hoje em dia, o mundo das democracias passa por uma crescente crise política: de ameaças externas vindas de ditadores como Putin e Xi Jinping a ameaças internas de grupos extremistas que desejam o silenciamento e subjugação de seus adversários políticos. A vigilância pela liberdade cívica precisa continuar.
2) Já no âmbito individual, a mensagem do filme é poderosa para uma geração que quer direitos sem deveres, que nem quer trabalhar nem estudar, que deseja que o Estado dê-lhe todos os seus desejos, e que não aguenta ouvir discordâncias e repreensões sem se magoar.
A guerra é o momento limite da humanidade, o momento do sacrifício. E, nesse momento, lembramos que Cristo doou sua vida para nos dar liberdade eterna. Jesus venceu a guerra invencível. Nossas vidas e nossa liberdade cívica devem valer a pena!
Anderson Paz
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O Estado da Paraíba ganhará em 2026 o Memorial Mestre Sivuca. O Governo do Estado…
Nessa quarta-feira (31), uma guarnição do 5º Batalhão da Polícia Militar foi acionada pelo Centro…
Após ser adiado pela Caixa Econômica Federal, o sorteio da Mega da Virada foi realizado…
Empossada como nova presidente da Câmara Municipal de Bayeux, a vereadora Jays de Nita usou…
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes negou nesta quinta-feira (1º) o…
O ganhador da Mega da Virada em João Pessoa pode ser morador do bairro de…