A Paraíba o tempo todo  |
PUBLICIDADE

80 anos do dia D e a lição de “O resgate do soldado Ryan”

No dia 06 de junho de 2024, o mundo livre comemora 80 anos do Dia D. Nesse dia, milhares de soldados das tropas aliadas desembarcaram na França e adentraram massivamente à Europa dominada pelos nazistas. Milhares doaram suas vidas por nossa liberdade cívica.

No clássico filme de 1998, “O resgate resgate do soldado Ryan, temos o vislumbre desse momento limítrofe: o dramático e perigoso desembarque das tropas. Então, acompanhamos um grupo destacado para o resgate do soldado Ryan, caçula de quatro irmãos, dentre os quais três morreram em combate.

Após membros daquele grupo doarem suas vidas para salvar Ryan, a mensagem deixada pelo capitão que se sacrificou é: “faça valer a pena!”. Essa é uma poderosa mensagem em dois níveis: 1) político; 2) individual.

1) Politicamente, a liberdade cívica é extremamente custosa e precisa ser protegida constantemente. A liberdade de expressão, de religião, de ir e vir, etc, é um bem dado por Deus que, para ser protegido, custou a vida de milhões de seres humanos.

Hoje em dia, o mundo das democracias passa por uma crescente crise política: de ameaças externas vindas de ditadores como Putin e Xi Jinping a ameaças internas de grupos extremistas que desejam o silenciamento e subjugação de seus adversários políticos. A vigilância pela liberdade cívica precisa continuar.

2) Já no âmbito individual, a mensagem do filme é poderosa para uma geração que quer direitos sem deveres, que nem quer trabalhar nem estudar, que deseja que o Estado dê-lhe todos os seus desejos, e que não aguenta ouvir discordâncias e repreensões sem se magoar.

A guerra é o momento limite da humanidade, o momento do sacrifício. E, nesse momento, lembramos que Cristo doou sua vida para nos dar liberdade eterna. Jesus venceu a guerra invencível. Nossas vidas e nossa liberdade cívica devem valer a pena!

Anderson Paz


    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe