Categorias: Mundo

Violência já deixou 233 mortos na Líbia

O número de mortos nos quatro dias de confrontos entre manifestantes e as forças de segurança da Líbia chegou a 233, informou a organização Human Rights Watch. Fontes ouvidas pela organização em dois hospitais na cidade de Benghazi, a segunda maior do país, relataram que mais de 60 pessoas morreram apenas no domingo (20), um dos dias mais violentos dos protestos.

As manifestações chegaram a capital líbia, Trípoli, pela primeira vez e intensos tiroteios foram ouvidos na região central e diversos bairros da cidade, informaram testemunhas e um jornalista da agência de notícias France Presse (AFP).

Os disparos se intensificaram assim que terminou o discurso, transmitido pela televisão estatal, de Saif Al Islam Gaddafi, filho do ditador líbio, Muammar Gaddafi, no qual advertiu que o país estava à beira da guerra civil e que se corre o risco de que ocorra um banho de sangue.
 

Saif al Islam Gaddafi reconheceu que várias cidades do país, entre elas Benghazi e Al Baida, no leste, enfrentam violentos combates e que os responsáveis pelos distúrbios tomaram posse de armas milirares. De acordo com a emissora de TV CNN, os opositores ao regime de Muamar Gaddafi usaram um carro com explosivos e um tanque para atacar um acampamento militar em Benghazi.

O filho do ditador mencionou o fato durante o discurso: “Neste momento, os tanques se deslocam em Benghazi dirigidos por civis. Em Al Baida, as pessoas levam fuzis e muitos depósitos de munições foram saqueados. Temos Armas, o exército tem armas, as forças que querem destruir a Líbia têm armas", disse Saif al Islam Gaddafi, segundo quem milhares de pessoas se dirigem para Trípoli. "Se todos estão armados, é guerra civil", afirmou.

Brasileiros

Mais de 120 brasileiros, funcionários da construtora Queiroz Galvão, estão em Benghazi. A chancelaria brasileira tenta, através de seu embaixador na Líbia, obter permissões para retirar os funcionários da construtora, informou à agência de notícias AFP uma fonte oficial.

Milhares de pessoas vêm protestando nos últimos dias no leste do país contra o governo do coronel Muammar Gaddafi, no poder há 42 anos.
 

UOL

Últimas notícias

Novo período de defeso do caranguejo-uçá começa nesta terça-feira na Paraíba

Começa nesta terça-feira (17) mais uma etapa do período de defeso do caranguejo-uçá na Paraíba.…

17 de fevereiro de 2026

Serra Branca anuncia demissão do técnico Roberto Maschio

O Serra Branca SAF confirmou, nesta segunda-feira (16), o desligamento do técnico Roberto Maschio do…

17 de fevereiro de 2026

Inmet emite alerta de baixa umidade para 75 municípios do Sertão paraibano

Os moradores de 75 cidades do Sertão da Paraíba devem redobrar os cuidados com a…

17 de fevereiro de 2026

Carnaval Tradição é suspenso preventivamente em João Pessoa após parte da arquibancada ceder

A folia no Carnaval Tradição de João Pessoa precisou ser suspensa por precaução na noite…

17 de fevereiro de 2026

STF: PF faz buscas sobre vazamento de dados de autoridades na Receita

A Polícia Federal cumpriu quatro mandados de busca e apreensão, na manhã desta terça-feira (17), no…

17 de fevereiro de 2026

Prefeitura de João Pessoa confirma desfiles do Carnaval Tradição para o próximo fim de semana

Após a suspensão preventiva ocorrida na noite desta segunda-feira (16), a Prefeitura de João Pessoa,…

17 de fevereiro de 2026