O Vaticano divulgou nesta quinta-feira, 24, os detalhes da cerimônia de fechamento do caixão e do sepultamento do papa Francisco. Os momentos vão seguir uma série de rituais, envolvendo orações em latim, depósito de bolsa de moedas e água benta.
Os ritos de despedida do papa começam com o fechamento do caixão, previsto para sexta-feira, às 20h (15h de Brasília). A cerimônia começa com a leitura de um texto que resume as ações mais importantes de Francisco e com a colocação de um véu de seda branco sobre o rosto do defunto.
O velório do papa Francisco na Basílica de São Pedro já recebeu quase 50 mil pessoas, segundo o Vaticano. Porém, só uma pessoa teve permissão para se aproximar do caixão: Geneviève Jeanningros. A freira de 81 anos quebrou o protocolo para se despedir do pontífice.
Após a benção do corpo com água benta, o celebrante colocará moedas e medalhas cunhadas durante o seu pontificado, representando os anos em que esteve à frente da Igreja. Também deixará um tubo com o resumo do período com o selo do Ofício de Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice.
Só então a tampa do caixão de zinco (revestimento interior da estrutura de madeira) será colocada, sobre o qual haverá uma cruz, o brasão papal e a placa com o nome de Francisco, a duração de sua vida e seu Ministério Petrino.
Foto: AFP
Acompanhe o PB Agora nas redes:
A noite desta sexta-feira (5) produziu um fato político que pode redesenhar alianças no campo…
O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), reconheceu nesta sexta-feira (5) que…
A história da Paraíba é realmente rica, e um dos exemplos mais impressionantes dessa memória…
A Superintendência Executiva de Administração do Meio Ambiente (Sudema) divulgou, nesta sexta-feira (5), o relatório…
O feriado de Nossa Senhora da Conceição, celebrado nesta segunda-feira (8), provoca mudanças no funcionamento…
Imagens divulgadas nas redes sociais registraram um automóvel sendo consumido pelas chamas na tarde deste…