Categorias: Mundo

Urnas no Chile são fechadas; primeiros resultados saem às 20h

Os colégios eleitorais do Chile começaram a fechar às 16h locais (17h de Brasília) depois que mais de oito milhões de cidadãos foram convocados às urnas para escolher neste domingo um novo presidente e renovar parte do Congresso bicameral.

Após nove horas contínuas de funcionamento, começaram a fechar as mesas abertas às 7h (9h de Brasília) em diferentes pontos do país. A lei chilena estabelece que a apuração de votos deve ser pública e que o presidente de cada mesa deve anunciar a preferência de cada cédula.

 

Segundo as autoridades, o primeiro relatório oficial sobre resultados será divulgado entre 19h30 e 20h de Brasília.

 

A atual presidente do país, Michelle Bachelet, previu neste domingo que as eleições terão um segundo turno em 17 de janeiro. Bachelet, que não pode se reeleger, poderá passar o cargo para o bilionário Sebastián Piñera, que lidera as pesquisas com 44% das intenções de voto. "Tempos melhores estão chegando para aqueles que têm a vida difícil", disse Piñera, após votar em Santiago, acompanhado pela esposa e os quatro filhos.

 

 

O candidato governista, Eduardo Frei, tem 31% das intenções de voto. Neste domingo, os chilenos elegem, além do presidente, os 120 deputados federais e renovam 20 das 38 cadeiras do Senado. "Todos nós sabemos que vai haver um segundo turno, mesmo que esse primeiro turno seja muito importante", disse Bachelet, uma presidente muito popular, logo após votar em Santiago. O Chile tem 8,3 milhões de eleitores registrados e aptos a votar.

 

Se Piñera vencer, ele interromperá vinte anos de governo da coalizão de esquerda Concertación, que chegou ao poder após o final da ditadura de Augusto Pinochet (1973-1989). Piñera, de 60 anos, tem uma fortuna estimada em US$ 1,2 bilhão, é o principal acionista da maior empresa de avião comercial do país, a Lan (antiga Lan Chile), tem uma das quatro emissoras de televisão e é dono de um time de futebol. Piñera disse hoje, após votar em Santiago, que a coalizão da Concertación "acabou. Ela se exauriu politicamente há muito tempo".

 

O principal rival de Piñera, Eduardo Frei Ruiz-Tagle, é um ex-presidente de 67 anos (governou o país entre 1994 e 2000) e fez um apelo no final da campanha, na quinta-feira, pela união dos chilenos contra a direita, representada pela candidatura de Piñera. Eduardo Frei Ruiz-Tagle é filho do ex-presidente Eduardo Frei Montalva, assassinado em 1982 durante a ditadura de Pinochet.

 

O terceiro candidato nas pesquisas é o ex-diretor de cinema Marco Enriquez-Ominami, de 36 anos. Ele tem 18% das intenções de voto. "Eu confio que as pessoas votarão por uma mudança verdadeira", disse.

 

O Chile é uma nação relativamente próspera, que conseguiu escapar da crise financeira mundial graças a um fundo estatal que economizou o faturamento obtido com a venda do cobre, metal do qual é o maior produtor do mundo. Mesmo assim, o desemprego cresceu para 9,7% da força de trabalho e a economia se contraiu neste ano. Bachelet está terminando seu mandato com 80% de popularidade por causa das suas políticas sociais, que beneficiaram os mais pobre.

Estadão

Últimas notícias

“Não tenho interesse em transformar dor em espetáculo” diz Raphaella Brilhante ao se pronunciar sobre agressões

A médica e influenciadora Raphaella Brilhante, que denunciou o esposo, o cantor João Lima, por…

25 de janeiro de 2026

Em áudio, Raphaella Brilhante detalha agressões de João Lima desde a lua de mel

A médica e influenciadora digital Raphaella Brilhante confirmou, em áudios divulgados na noite deste sábado…

25 de janeiro de 2026

Secretária cobra rigor do Judiciário para fortalecer confiança das mulheres na denúncia

A secretária das Mulheres e da Diversidade Humana da Paraíba, Lídia Moura, manifestou solidariedade neste…

25 de janeiro de 2026

Tarifa de ônibus em João Pessoa passa a custar R$ 5,45 a partir de hoje

Entrou em vigor neste domingo (25) o novo reajuste das tarifas do transporte coletivo urbano…

25 de janeiro de 2026

Dirigentes de Botafogo-PB e Sousa trocam acusações após empate no Almeidão

O empate por 1 a 1 entre Botafogo-PB e Sousa, nesse sábado (24), pela estreia…

25 de janeiro de 2026

Em nota, defesa de Raphaella Brilhante reforça necessidade de medidas protetivas e combate à cultura de violência doméstica

A defesa da médica e influenciadora Raphaella Brilhante divulgou, neste sábado (24), uma nota oficial…

25 de janeiro de 2026