A rede de televisão pública turca (TRT) cortou algumas sequências da série "Ayrilik" ("Separação") cuja exibição provocou uma crise diplomática entre Turquia e Israel, afirmou o produtor da mesma ao jornal "Milliyet". A série de ficção mostra, entre outras cenas, soldados do Exército israelense matando crianças palestinas.
"Cada exibidor tem suas próprias regras de supervisão. Não somos contra isto", afirmou Selçuk Cobanoglu, que rebateu, contudo, as acusações de que a série estimulava o ódio contra Israel.
A série "Ayrilik" conta uma história de amor que se passa na faixa de Gaza durante a ofensiva militar israelense entre dezembro de 2008 e janeiro deste ano –na qual 1.400 palestinos morreram, em sua maioria civis– e mostra soldados israelenses em atitudes cruéis, nas quais humilham e abusam de palestinos inocentes, disparam em crianças pelas costas e jogam idosos no chão.
Entre as cenas censuradas no segundo episódio da série, exibido na terça-feira no principal canal da TRT, estão imagens em que civis palestinos com os olhos vendados são executados por soldados israelenses.
Israel convocou a encarregada de negócios da embaixada turca no pais, Ceylan Ozen, para protestar contra a exibição do primeiro episódio da série em 13 de outubro. O Ministério de Relações Exteriores israelense criticou Ayrilik como uma incitação ao ódio feita com o apoio do governo turco.
Folha
Acompanhe o PB Agora nas redes:
A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Crimes Contra a Pessoa da…
O Departamento de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) deu início às adequações necessárias para a aplicação…
A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) anunciou que dois bairros de João…
O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), iniciou…
A confirmação do nome do senador Flávio Bolsonaro (PL) como pré-candidato à Presidência da República…
Na manhã desta quarta-feira (10), durante solenidade de anúncio de seleção do Novo PAC 2025,…