Foto: Molly Riley/RS Via Fotos Públicas
Há duas coisas que me irritam bastante quando se discutem as ameaças de Trump contra Maduro. Em primeiro lugar, qualquer pessoa que estivesse no lugar dos venezuelanos, sufocados pelo regime brutal de Maduro, gostaria que alguém capaz de ajudá-los os socorresse dessa tirania.
Tenho absoluta certeza de que, se as pessoas que defendem o respeito irrestrito à soberania da Venezuela estivessem no lugar dos venezuelanos oprimidos, desejariam que Trump colocasse a bota sobre Maduro e seus capangas.
Por outro lado, é bastante irritante o discurso barato de que Trump é um salvador preocupado com a democracia e a liberdade dos venezuelanos. A verdade é que Trump é um mercantilista interessado no petróleo venezuelano e em estender o domínio americano sobre a América Latina.
A Venezuela possui amplas reservas de petróleo, é relativamente fácil de ser conquistada, e os americanos podem estabelecer um domínio prolongado sobre o território.
As duas coisas são verdade ao mesmo tempo: Trump pode ser o mal necessário para derrubar o tirano Maduro e seus capangas, mas também não é um libertador bem-intencionado com um plano de longo prazo para a Venezuela.
Anderson Paz
Acompanhe o PB Agora nas redes:
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba registrou três ocorrências de natureza criminal nas rodovias…
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), comentou sobre um conjunto de reformas e…
Uma turista de 25 anos, natural de Pernambuco, ficou gravemente ferida nessa quinta-feira (25) após…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reagiu, na tarde dessa quinta-feira (25), ao caso…
Na noite dessa quinta-feira (25) no bairro São Salvador, em Sapé, Zona da Mata paraibana,…
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro afirmou no início da tarde de hoje, em postagem nas redes…