A Paraíba o tempo todo  |

Trump critica Israel após trégua violada: “Realmente insatisfeito”

O presidente dos EUA, Donald Trump, fala com a imprensa antes de embarcar no Marine One para participar da Cúpula da OTAN em Haia, Holanda, no gramado sul da Casa Branca, em Washington, D.C., EUA, em 24 de junho de 2025. REUTERS/Kevin Lamarque

Presidente americano também afirmou que programa nuclear iraniano foi destruído após novos ataques entre Israel e Irã

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (24), em fala a jornalistas antes de embarcar para o encontro da Otan em Haia, na Holanda, que tanto Israel quanto o Irã violaram o cessar-fogo anunciado por ele horas antes, e admitiu que estava “realmente insatisfeito” com Israel após o acordo ter sido quebrado.

Trump criticou o governo israelense por “descarregar” logo após concordar com a trégua e negou qualquer possibilidade de reconstrução do programa nuclear iraniano. “As capacidades nucleares do Irã se foram”, afirmou. Ele também garantiu que nem Israel nem Irã reconstruirão mísseis nucleares.

Simulador de rendimentos: saiba em 1 minuto quanto seu dinheiro pode render
Leia também

“Israel, não lancem essas bombas”, alerta Trump após trégua violada
Presidente postou em rede social exigindo retorno de pilotos e afirmou que Israel “descumpriu” acordo

Israel e Irã aceitam cessar-fogo, mas Tel Aviv denuncia violação; Teerã nega
Israel afirma que mísseis foram lançados após início da trégua; Irã nega disparos e reforça compromisso com o cessar-fogo mediado pelos EUA

Questionado sobre sua reação, Trump foi direto: “não estou feliz com Israel… também não estou feliz com o Irã, mas estou realmente insatisfeito com Israel”. Segundo ele, o país violou o cessar-fogo de forma precoce, prejudicando a tentativa de acalmar a situação no Oriente Médio.

Trump também usou sua rede social para pedir a retirada imediata de pilotos israelenses: “Israel, não lancem essas bombas. Se o fizerem, será uma grande violação. Tragam seus pilotos de volta para casa, agora”, escreveu em publicação na Truth Social.

O rompimento da trégua ocorre após novos disparos entre Israel e Irã, mesmo após o presidente Trump anunciar a suspensão das hostilidades.

Segundo as Forças Armadas de Israel, o Irã disparou ao menos quatro mísseis, provocando a morte de quatro pessoas na cidade de Beersheba, no sul do país. Em resposta, Israel afirmou ter bombardeado plataformas de lançamento no oeste iraniano e declarou que “responderá com força” a qualquer nova ofensiva.

Infomoney

    VEJA TAMBÉM
    Veja Mais

    Incoerências do BRICS e de Lula

    Os membros plenos do BRICS são Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes…

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe