Categorias: Mundo

Trump: 40 dias e uma administração eficaz!

Na realidade, os Estados Unidos precisavam com urgência de uma reorganização na sua administração federal – ou, em outras palavras, de um “freio de arrumação”. Muitos de nós, que vivemos aqui, como é o meu caso, sentimos na pele que o país estava à deriva. As últimas pesquisas de opinião apresentam números consideráveis para o início de seu mandato, no qual ele precisou tomar decisões que, sem dúvida, geraram controvérsias entre os eleitores. No entanto, ele está indo bem.

1. Redução do número de funcionários na máquina executiva federal: Embora a ideia de cortes no número de funcionários não soe agradável – afinal, ninguém quer perder o emprego –, a realidade era que a máquina estava inchada, e essa medida se fazia necessária. Nos Estados Unidos, o governo conta com 15 ministérios (departamentos executivos), enquanto no Brasil há mais de 38, muitos dos quais foram criados no governo Lula com o objetivo de acomodar aliados políticos.

2. Impulso à economia: Trump tem trabalhado incansavelmente para acelerar a economia americana, criando excelentes oportunidades para que empresas, tanto americanas quanto estrangeiras, se estabeleçam aqui. Conversando com empresários, ouvi que, nesses 40 primeiros dias de governo, grandes contratos foram oferecidos às suas empresas, o que gerará milhares de novos empregos.

3. Controle da imigração ilegal: A situação na fronteira com o México, que outrora parecia caótica, passou por uma drástica mudança. O país estava sendo invadido, e a falta de controle era alarmante. Hoje, a situação é bem diferente – houve uma transformação visível, de um cenário desordenado para um processo muito mais controlado.

4. Relações internacionais: O governo Trump tem se esforçado para estabelecer políticas de mútuo respeito e interesse com várias nações do mundo, especialmente aquelas com as quais mantém relações comerciais fortes. Na fronteira, temos México e Canadá, e na esfera internacional, toda a Europa está fazendo grandes esforços para alinhar-se à política norte-americana, incluindo a grande China, que segue seu regime comunista.

Embora não saibamos todos os detalhes, é notável que grandes figuras como Elon Musk e outros cérebros influentes têm dado seu apoio irrestrito à administração Trump.

Espero que esse “rumo” continue firme e, se possível, acelere ainda mais. O progresso da América também contribuirá para o avanço global.

Elcio Nunes
Cidadão Brasileiro
@elcionunes (Instagram)

Últimas notícias

Líder da Oposição na ALPB admite que PL é caminho natural caso federação União Progressista não fique com Efraim

O líder da oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), George Morais, afirmou em entrevista…

2 de fevereiro de 2026

Hugo Motta reforça que acordo Mercosul-UE terá preferência de tramitação na Casa

O presidente da Câmara Federal, o deputado paraibano Hugo Motta, reforçou, nesta segunda-feira (2) que…

2 de fevereiro de 2026

‘Antes que Aconteça’: parceria com Aena permite divulgação da campanha em aeroportos do país

Será assinado amanhã o termo de parceria entre o Programa Antes que Aconteça, de combate…

2 de fevereiro de 2026

Pedro aponta pilares inegociáveis em torno da educação que Cícero deve inserir no seu plano de governo: “Não abro mão”

O ex-deputado federal Pedro Cunha Lima (PSD) anunciou recentemente que irá apoiar a pré-candidatura de…

2 de fevereiro de 2026

Retorno das atividades na Câmara Federal deve ser marcado pela votação do Programa Gás do Povo

O retorno das atividades legislativas na Câmara dos Deputados, em Brasília, nesta segunda-feira (2), deverá…

2 de fevereiro de 2026

Aberto período de cadastro obrigatório para uso de drones nas prévias de Carnaval em João Pessoa

O pré-Carnaval está chegando na grande João Pessoa, e quem deseja “sobrevoar” os eventos momescos do…

2 de fevereiro de 2026