Categorias: Mundo

Rússia mantém fornecimento de armas à Venezuela e propõe banco comum

O presidente russo, Dmitri Medvedev, anunciou nesta quinta-feira que o país continuará fornecendo armamentos à Venezuela e que, ainda neste ano, deverá criar um banco comum. O anúncio foi feito após encontro com o colega venezuelano, Hugo Chávez, que faz visita ao país –e que já causou tensão regional ao reconhecer a independência de duas Províncias separatistas georgianas.

"A cooperação técnico-militar com a Venezuela constitui um elemento importante das nossas relações e não escondemos isso", disse Medvedev, segundo informou a agência Itar-Tass.

 

Medvedev também anunciou a criação de um banco conjunto, que terá um capital de US$ 4 bilhões. O organismo atuará em Caracas, Moscou e também em outros países.

Por sua vez, Chávez anunciou, durante a reunião, que seu país passa a reconhecer como Estados independentes as duas regiões separatistas da Geórgia, Ossétia do Sul e Abkházia.

"Ainda não falei sobre isso, mas quero anunciar que a Venezuela decidiu reconhecer a independência da Abkházia e da Ossétia do Sul", disse Chávez no início do encontro. Ele acrescentou que "em breve serão iniciadas as ações necessárias para estabelecer as relações diplomáticas com estes países".

Medvedev agradeceu Chávez pelo reconhecimento. "Obrigado. O senhor fez uma série de importantes declarações, agora falaremos disso", disse o chefe do Kremlin.

Medvedev afirmou que "o reconhecimento é um assunto soberano de cada Estado". "Mas para nós, claro, não nos é indiferente o destino destes Estados e gostaria de agradecer que o senhor tenha tomado esta decisão".

A Rússia reconheceu a independência de ambas as regiões no final de agosto do ano passado, após uma guerra de cinco dias com a Geórgia pelo controle da Ossétia do Sul.

Além de Moscou, a independência dessas duas entidades separatistas foi reconhecida também no ano passado pelo presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, mas o país centro-americano não estabeleceu relações diplomáticas com os governos de ambas as regiões.

 

A Geórgia rejeitou o reconhecimento por parte do presidente venezuelano e afirmou que esta decisão não terá nenhuma consequência política importante.

"Quando políticos tão marginais como Chávez e [o presidente da Nicarágua Daniel] Ortega tomam tais decisões, isto mostra que estamos diante de uma anomalia política", afirmou o vice-premiê georgiano, Temur Yakovasvili, à agência de notícias France Presse.

"Não acredito que isto terá nenhuma consequência política importante".

Tour

Chávez viajou a Moscou ontem com o objetivo de discutir acordos energéticos, industriais e militares com Medvedev e com o premiê russo, Vladimir Putin.

O venezuelano realiza desde a última semana um giro pela Europa, Magreb e Oriente Médio. Antes da Rússia, ele passou por Líbia, Síria, Argélia, Irã, Turcomenistão e viajou a Veneza, na Itália, para assistir a projeção do documentário "South of the Border", de Oliver Stone, que narra sua trajetória.

Nesta sexta-feira, Chávez é esperado na Espanha, onde deverá discutir as relações entre América Latina e União Europeia (UE) em reunião com o chefe de governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero.

 

Folha

Últimas notícias

Ranking nacional aponta que a PB aparece na 2ª posição no NE e na sexta no Brasil com os melhores indicadores de Inovação

O Ranking de Competitividade dos Estados 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), apontou…

11 de fevereiro de 2026

Ponte do Futuro – Arco Metropolitano

O gestor público que trabalha com seriedade e presta serviços essenciais ao seu povo não…

10 de fevereiro de 2026

Nabor Wanderley reforça fala de Daniella Ribeiro e diz que escolha de vice deve ficar mais para frente

O prefeito de Patos e pré-candidato ao Senado, Nabor Wanderley (Republicanos), sinalizou que está em…

10 de fevereiro de 2026

João Azevêdo dá prioridade à gestão e reduz presença em agendas no interior da Paraíba; aliado vê tática como estratégia

Aliados do governador João Azevêdo (PSB) têm sentido a ausência do chefe do Executivo estadual…

10 de fevereiro de 2026

Inácio confirma vice de Lucas no radar da Federação e projeta bloco elegendo até 3 federais e 5 estaduais em 2026 na PB

O pré-candidato a deputado estadual Inácio Falcão, em entrevista a imprensa nesta terça-feira (10), projetou…

10 de fevereiro de 2026

Vereador cumpre promessa e protocola pedido de CPI para investigar Cagepa na CMJP

O vereador de João Pessoa, Ícaro Chaves (Podemos), protocolou um pedido de abertura de uma…

10 de fevereiro de 2026