Categorias: Mundo

Russa cria petição para penalizar brasileiros que assediaram mulher

PUBLICIDADE

A ativista russa Alena Popova criou um abaixo-assinado para que os brasileiros que aparecem em um vídeo assediando uma mulher em seu país durante a Copa do Mundo sejam responsabilizados. As imagens repercutiram nas redes sociais, gerando revolta entre personalidades e internautas. A petição é endereçada ao Ministério do Interior e à Embaixada do Brasil na Rússia.

"Acreditamos que os cidadãos estrangeiros presentes no vídeo devem se desculpar publicamente tanto para a mulher quanto a todos os cidadãos russos por machismo, desrespeito às leis da Federação Russa, desrespeito aos cidadãos russos, insultos e humilhação da honra e dignidade de um grupo", escreveu Popova na petição publicada no site "Change.org".

Na petição, a feminista anexou tanto as imagens em que os homens cantam músicas em alusão à cor do órgão sexual de uma mulher na Rússia quanto uma reportagem local sobre o caso.

De acordo com ela, a legislação russa oferece vasta gama de opções para penalizar indivíduos que agridem publicamente a honra e a dignidade de outra pessoa. No caso dos brasileiros, Popova frisou que eles não humilharam apenas a mulher que aparece no vídeo, como também "todas as mulheres da Rússia (já que no começo do vídeo um dos homens acrescenta a palavra "russos", no plural)".

"Assim, os cidadãos estrangeiros em vídeo podem ser responsabilizados por cometer um delito nos termos da Parte 1 do art. 5.61 do Código da Federação Russa sobre Infracções Administrativas", explicou a ativista na descrição do abaixo-assinado.

A ativista explica ainda o significado de "insulto" e indica qual seria a punição indicada para tal delito: "humilhação da honra e dignidade de outra pessoa, expressa de forma indecorosa, implica a imposição de uma multa administrativa aos cidadãos no valor de mil a três mil rublos, ou levados à responsabilidade sob a Parte 1. 20.1 do Código Administrativo da Federação Russa (pequeno vandalismo), isto é, por violação da ordem pública, expressando óbvio desrespeito à sociedade, acompanhado de linguagem obscena em locais públicos, insultando o assédio dos cidadãos".

Popova acompanha o noticiário no Brasil e citou uma das reportagens do GLOBO sobre o advogado Diego Valença Jatobá, ex-secretário de Turismo, Esporte e Cultura de Ipojuca, na Região Metropolitana de Pernambuco, que foi condenado por apropriação indébita de fundos e dívidas por pensão alimentícia para sua mulher. Ela mencionou também estar ciente sobre a participação do tenente da Polícia Militar de Santa Catarina Eduardo Nunes. Segundo a ativista, seu comportamento não correspondeu "ao status dos militares".

O Globo

Leia mais notícias sobre o mundo jurídico no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

PUBLICIDADE

Últimas notícias

PM recupera veículo de motorista de aplicativo após assalto e prende um suspeito em JP

A Polícia Militar agiu rapidamente e recuperou um veículo que havia sido roubado de um…

4 de maio de 2024

Suspeito fica preso em grampos de muro durante tentativa de assalto em João Pessoa

Um homem acabou preso em grampos instalados em um muro durante uma tentativa de assalto…

4 de maio de 2024

Jovem é executado com cerca de 15 tiros na cidade de Alhandra

Um jovem de 23 anos foi brutalmente assassinado com cerca de 15 tiros de arma…

4 de maio de 2024

Relatório da Sudema aponta 39 trechos de praias impróprios para banho na Paraíba; CONFIRA

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) divulgou um relatório de balneabilidade indicando que…

4 de maio de 2024

Sindicato dos Jornalistas Profissionais da PB manifesta solidariedade a Ulisses Barbosa, vítima de agressão em JP

Na noite de 1º de maio, uma cena de violência foi registrada na Praça da…

4 de maio de 2024

Bandidos explodem agência do Banco do Brasil na cidade de Pilar, no interior da PB

Moradores da área central de Pilar, foram surpreendidos na madrugada deste sábado (04) por uma…

4 de maio de 2024