Categorias: Mundo

Presidente eleito de Honduras diz apoiar anistia a golpistas

O presidente eleito de Honduras, Porfirio Lobo, afirmou nesta terça-feira ser a favor de uma anistia para os que participaram do golpe de Estado de 28 de junho passado contra o presidente Manuel Zelaya. Lobo, que faz parte do Partido Nacional, de oposição à legenda de Zelaya e do presidente interino, Roberto Micheletti, está na Costa Rica, onde começa seus esforços para que a comunidade internacional reconheça a sua eleição.

Lobo disse que conversou com o presidente da Costa Rica e prêmio Nobel, Oscar Arias, sobre a possibilidade de Micheletti renunciar antes de sua posse, prevista para 27 de janeiro, para dar legitimidade ao novo governo.

Ele afirmou que esta proposta também foi discutida com a secretária de Estado americana, Hillary Clinton.

"Politicamente, não haverá nenhum delito que possa ser imputado. Tem de haver uma anistia para todos os setores", disse Lobo em entrevista a jornalistas após reunião na casa de Arias.

A eleição de 29 de novembro não foi reconhecida pela maioria dos países da América Latina, incluindo o Brasil, o que manteria o isolamento internacional de Honduras iniciado com o golpe de 28 de junho passado que derrubou o presidente Manuel Zelaya. Os países, contudo, começaram a recuar e mostram sinais de reconhecimento diante de poucas alternativas para sair da crise política hondurenha.

Na noite desta terça-feira, Micheletti afirmou que assumirá a responsabilidade de entregar o poder a Lobo, caso não seja estabelecido o governo de unidade e reconciliação exigido por parte da comunidade internacional.

"Se não pudermos integrar o governo de unidade e reconciliação nacional que estabelece o Acordo Tegucigalpa-San José, também este governo tem a responsabilidade e o compromisso de ir até 27 de janeiro e fazer a entrega pública do governo ao próximo presidente", disse Micheletti.

O Acordo Tegucigalpa-San José, assinado em 30 de outubro, estabelecia a formação de um governo de unidade e reconciliação até 5 de novembro. O governo, contudo, foi rejeitado por Zelaya por não ter nenhum de seus ministros. O governo interino alegou que Zelaya, que continua na embaixada brasileira, não entregou a lista de nomes a tempo.

Nesta terça-feira, Zelaya voltou a rejeitar um convite para participar de um gabinete de unidade nacional –parte da estratégia de Lobo e Micheletti de obter o reconhecimento internacional do novo governo.

O Ministério da Presidência disse que o chamado governo de unidade estaria aberto a líderes partidários e a uma coalizão de organizações civis favoráveis ao governo interino, propondo dez pessoas cada uma para participar do gabinete.

Mas o principal assessor de Zelaya, Rasel Tomé, disse que o acordo já não faz sentido. "O presidente Zelaya não vai fazer proposta alguma, esse acordo é letra morta. Ele não vai dar aval a este golpe de Estado militar", disse Tomé, que está junto com Zelaya na Embaixada do Brasil em Tegucigalpa.

Outro item importante do acordo era que o Congresso votaria sobre a restituição de Zelaya. A votação aconteceu na semana passada, e foi contaria à volta do presidente ao poder.

 

Folha

Últimas notícias

VÍDEO: cantora paraibana Roberta Miranda compra pipocas de ambulante e distribui no centro do Recife

A cantora paraibana Roberta Miranda tornou muito mais alegre o carnaval de uma jovem ambulante…

16 de fevereiro de 2026

Criança de cinco anos morre após se afogar em piscina, em João Pessoa

Uma tragédia abalou o carnaval de uma família no bairro do Valentina, na Zona Sul…

16 de fevereiro de 2026

Pão e circo lulopetista e ódio aos evangélicos

O desfile da Acadêmicos de Niterói foi uma clara propaganda política com dinheiro público em…

16 de fevereiro de 2026

Polícia encontra corpo de homem às margens do Rio Sanhauá, em Bayeux

No final da manhã desta segunda-feira (16), a polícia foi acionada após pescadores encontrarem o…

16 de fevereiro de 2026

Jovem é assassinado a tiros após ser atacado por dupla em motocicleta na madrugada desta segunda-feira em JP

Na madrugada desta segunda-feira (16), um jovem de 27 anos foi morto com vários disparos…

16 de fevereiro de 2026

Feridos em ataque a tiros na Grande JP seguem internados; três pessoas morreram e cinco suspeitos foram detidos

Três das seis pessoas que foram feridas em ataque a tiros durante uma festa em…

16 de fevereiro de 2026