Categorias: Mundo

Presidente de TV opositora é proibido de sair da Venezuela

O Ministério Público venezuelano proibiu na quarta-feira, 15, o presidente do canal de TV opositor Globovisión de sair do país, alegando perigo de fuga enquanto ele é investigado pelo crime de "usura genérica". O empresário Guillermo Zuloaga é acusado de ocultar veículos de uma concessionária para fazer especulação de preços.
 

O presidente Hugo Chávez tem instigado as autoridades a tomar medidas contra a emissora que considera subversiva, e a Procuradoria iniciou duas investigações contra Zuloaga, uma por usura e outra por supostos delitos ambientais. O processo ocorre durante as tensões que surgiram em maio, logo após Chávez ameaçar tomar duras medidas contra a Globovisión e outros canais locais por conspiração e incitação ao ódio.

 

"Depois da solicitação do Ministério Público, foram acordadas as medidas cautelares substitutivas de liberdade consistentes na proibição da saída do país e a apresentação periódica diante de um tribunal ao empresário Guillermo Zuloaga", disse um comunicado da procuradoria.

 

A acusação solicitou a medida alegando presunção de fuga e obstrução da Justiça. Medidas similares atingiram outras três pessoas relacionadas ao caso. Zuloaga disse na Globovisión que enfrentaria as acusações e lamentou ter tomado conhecimento da medida por meio de um comunicado de imprensa.

 

A oposição acusa o governo de atentar contra a liberdade de expressão por uma milionária multa que impôs ao canal há algumas semanas e por levar adiante vários inquéritos por supostas violações de leis de telecomunicações. Mas o governo argumenta que pretende cuidar da saúde mental dos venezuelanos e combater o crime. Zuloaga deve comparecer a um tribunal local na sexta-feira para ser imputado.

 

Chávez recebeu duras críticas dentro e fora da Venezuela por não renovar a concessão do canal mais visto do país, o opositor RCTV, o que se interpretou como uma resposta à posição política da emissora.

 

Estadão

Últimas notícias

Número de acidentes em rodovias federais na Paraíba aumenta em 2025, aponta PRF

Os dados são preocupantes. O número de acidentes em rodovias federais na Paraíba aumentou 3%…

10 de fevereiro de 2026

Tribunal de Justiça da Paraíba vai julgar habeas corpus do influenciador nesta terça-feira

Um dia decisivo. O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) vai julgar um habeas corpus…

10 de fevereiro de 2026

Secretário de Estado da Saúde minimiza crise com Jhony e destaca: “Estamos aqui à disposição para continuar esse trabalho”

Em entrevista ontem (09), à imprensa paraibana, o secretário de Estado da Saúde, Ari Reis,…

10 de fevereiro de 2026

Ministério Público da Paraíba ajuíza ação para paralisar obras em área da Falésia do Gramame

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) ajuizou uma ação civil pública com pedido de tutela…

10 de fevereiro de 2026

Homem é assassinado a tiros na praia de Tambaú, em João Pessoa

Um homem de 54 anos foi assassinado a tiros na manhã da última segunda-feira (9),…

10 de fevereiro de 2026

Veja como vai funcionar os bancos durante o período do carnaval

Durante os dias 16 e 17 de fevereiro haverá ponto facultativo na administração pública federal,…

10 de fevereiro de 2026