Categorias: Mundo

Cícero Lucena relata situação de brasileiros retidos em Israel após bombardeio ao Irã e detalha pedido de resgate à FAB

PUBLICIDADE

Refugiado nos arredores de Tel Aviv, em Israel, após o país ter bombardeado o Irã e decretado estado de guerra, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, fez um novo apelo ao governo brasileiro na manhã desta quinta-feira (13). Ao relatar detalhes da situação vivida por ele e outros representantes políticos do Brasil, Cícero informou que já está em contato com a Embaixada do Brasil e com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, solicitando a intervenção da Força Aérea Brasileira (FAB) para que os brasileiros sejam retirados da região de conflito.

De acordo com o prefeito, o grupo no qual ele está inserido reúne seis prefeitos, além de quatro ou cinco vice-prefeitos e secretários de segurança de diversos municípios. Há ainda um segundo grupo, proveniente da região Centro-Oeste, que inclui governador, vice-governador e outras autoridades. Ao todo, segundo Cícero, são mais de 45 brasileiros aguardando uma solução para deixarem o país em meio ao agravamento do cenário de guerra.

“O espaço aéreo está fechado, não há decolagem nem pouso de avião, principalmente de empresas internacionais. Nós viemos porque fomos convidados, e cada grupo veio por uma companhia diferente. O nosso pedido que estamos fazendo e que Hugo já deve ter encaminhado é a possibilidade de uma aeronave da FAB vir nos buscar”, explicou.

O prefeito também relatou que, diante da instabilidade, o grupo decidiu cancelar o restante da missão internacional e retornar ao Brasil o mais rápido possível. No entanto, com o fechamento do espaço aéreo israelense, a espera por notícias concretas aumenta a tensão entre os brasileiros.

“A ansiedade atrás de notícia, de informação, de abertura, é por isso que fazemos esse apelo, mas muito confiantes. Como é um estado de guerra logicamente eles só vão liberar o espaço quando houver segurança para que não haja o risco de abater avião comercial em pleno voo”, afirmou.

A missão internacional da qual Cícero Lucena participava teve o objetivo de conhecer iniciativas na área de segurança pública e gestão municipal. O grupo estava em Israel quando o país lançou um ataque contra o território iraniano, o que elevou o nível de alerta em toda a região do Oriente Médio.

O prefeito agradeceu o apoio de Hugo Motta, que já teria iniciado tratativas junto às autoridades federais para viabilizar o envio de uma aeronave oficial do governo brasileiro.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

DEAM prende homem por violar medidas protetivas na Capital

A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher da…

7 de dezembro de 2025

Prefeitura de Capim lamenta morte de secretário após acidente registrado na noite deste sábado

A Prefeitura Municipal de Capim, localizada na Zona da Mata paraibana, manifestou profundo pesar neste…

7 de dezembro de 2025

Tiroteio provoca correria e deixa comerciante ferido na orla de Cabedelo

Um tiroteio deixou um comerciante ferido e provocou correria no inicio da tarde deste domingo…

7 de dezembro de 2025

Mais de 900 candidatos realizam a 2ª fase do Concurso Nacional Unificado neste domingo na Paraíba

A Paraíba terá 926 inscritos participando da segunda etapa do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU),…

7 de dezembro de 2025

Paraíba é destaque na imprensa nacional e protagoniza capa de revista de bordo

A Paraíba voltou a aparecer ser destaque na imprensa nacional protagonizando a capa de nova…

7 de dezembro de 2025

Prefeitura de João Pessoa revela que invasão à Bica que resultou na morte de jovem ocorreu durante a madrugada

A Prefeitura de João Pessoa revelou, neste domingo (7), que a invasão ao Parque Zoobotânico…

7 de dezembro de 2025