Categorias: Mundo

Por sêmem, brasileira descobre meio-irmão do filho nos EUA

PUBLICIDADE

Uma mãe brasileira descobriu um meio-irmão de seu filho nos Estados Unidos, depois de entrar no site americano Donor Sibling Registry. Em busca de informações sobre o doador de sêmen que tinha utilizado para engravidar, a economista Daniela, de 34 anos, foi contactada por uma americana que teria um filho do mesmo doador.

As duas se tornaram amigas e planejam até mesmo um encontro de famílias no próximo ano, nos Estados Unidos.

Segundo a criadora do site, Wendy Kramer, o Donor Sibling Registry já facilitou o encontro de 11 crianças brasileiras concebidas por inseminação artificial com seus doadores ou meios-irmãos. Por causa da busca por doadores em bancos de sêmen americanos, o site recebe visitas de pessoas vindas de 32 países do mundo, além dos Estados Unidos.

Encontro
A economista Daniela, de 34 anos, optou pela inseminação artificial para engravidar em 2005. Ela escolheu o doador em um banco de sêmen americano e, em 2010, quando ouviu falar sobre o Donor Sibling Registry, decidiu se registrar para procurar possíveis irmãos do seu filho.

"Pouco depois que entrei lá, recebi um e-mail de uma mulher da Carolina do Sul (nos Estados Unidos), dizendo que usou o sêmen do mesmo doador", disse à BBC Brasil.

Desde então, as duas mães mantém contato pelo Facebook e trocam fotos dos filhos. "Até a família dela acha que os dois se parecem bastante", diz Daniela.

As duas famílias estão combinando até mesmo uma viagem juntas, para a Disney, em Orlando, em 2012. "Se aparecerem mais irmãos, certamente vamos entrar em contato. A gente quer conhecer mais gente, quem sabe ter uma família bem grande", afirma.

Daniela diz que não tentou buscar o doador de sêmen por causa das restrições da lei americana, mas se prepara para a possibilidade de o filho querer conhecê-lo um dia. "Quando ele for mais velho, vou contar para ele e depois que ele fizer 18 anos, acho que não tem problema ele querer conhecer o doador". "Ele já sabe que tem um meio-irmão, vê fotos e vídeos do bebê e adora. Ele só não entende ainda como é que isso aconteceu", diz.

Acesso a informações
Iniciativas como a criação de sites para ajudar filhos de doadores de sêmen a encontrar familiares biológicos não contam com o apoio ou a colaboração explícitos dos bancos de doação, nem das autoridades americanas. Através dos sites, os familiares e filhos de doadores anônimos nos Estados Unidos criaram um movimento pedindo a criação de leis que garantam seu acesso a informações sobre a localização e o histórico médico do doador de sêmen.

O Estado de Washington foi o primeiro a conceder aos filhos o direito de conseguir informações sobre seus pais biológicos, no último mês de julho. De acordo com a nova lei, eles podem consultar as informações a partir dos 18 anos, a não ser que os doadores assinem um termo que proíba expressamente a divulgação de sua identidade.

Países como a Suécia, a Áustria e o Reino Unido aboliram completamente as doações anônimas.

 

UOL

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Espingardas, munições e drogas são apreendidas pela PM durante ações em JP

Na noite desse sábado (13), policiais militares da Força Tática do 5º Batalhão da Polícia…

14 de dezembro de 2025

Ministro Camilo Santana cumpre dois dias de compromissos na PB e entrega benefícios em CG, João Pessoa e Bayeux

O ministro da Educação, Camilo Santana, estará na Paraíba nesta segunda-feira (15) e terça-feira (16)…

14 de dezembro de 2025

PF prende mullher líder de núcleo de lavagem de dinheiro do Comando Vermelho na PB

A Polícia Federal confirmou a prisão de Ariadna Thalia, conhecida como “Arroto de Urubu”, apontada…

14 de dezembro de 2025

Evaristo Piza cobra dívida da SAF do Botafogo-PB, mas clube nega pendência

O técnico do Campinense, Evaristo Piza, que comandou o Botafogo-PB nesta temporada e garantiu a…

14 de dezembro de 2025

João Azevêdo nomeia ex-prefeitos Anna Lorena e Jarques Lúcio para cargos estratégicos no Governo da Paraíba

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), nomeou dois ex-prefeitos para cargos estratégicos no Executivo…

14 de dezembro de 2025

Romero Rodrigues reafirma voto em Veneziano, mas mantém indefinição sobre disputa ao Governo da Paraíba

O deputado federal Romero Rodrigues (Podemos) voltou a declarar, nesta sexta-feira (12), que mantém seu…

14 de dezembro de 2025