Por que as nações prosperam ou fracassam?

PUBLICIDADE

Nessa semana, o Prêmio Nobel de Economia foi concedido aos pesquisadores Daron Acemoglu, Simon Johnson e James A. Robinson. A partir de análises históricas e institucionais, eles têm estudado os motivos pelos quais nações prosperam ou fracassam.

A tese central é que instituições políticas e econômicas determinam a prosperidade ou o fracasso de uma nação. Os resultados empíricos das análises são: 1) países com instituições políticas e econômicas inclusivas levam a um ciclo virtuoso de prosperidade e liberdade; e 2) países com instituições políticas e econômicas extrativistas levam a um ciclo vicioso de fracasso e servidão.

Isto é, nações que têm instituições que incluem indivíduos e comunidades na participação política e econômica, que possibilitam oportunidades e que garantem segurança e previsibilidade jurídica alcançam prosperidade. Nações em que as elites e os “donos do poder” usam instituições para subjugar e expropriar o povo alcançam fracasso.

Os pesquisadores adicionam outra constatação: 3) países que prosperam são aqueles em que há um equilíbrio entre o poder do Estado – capaz de impor leis e ordem social – e uma sociedade civil forte – capaz de fiscalizar e limitar o Estado. Esse equilíbrio é o corredor estreito da liberdade.

Assim, instituições políticas e econômicas garantidas por um Estado que protege a liberdade abre espaço para que a sociedade controle o Estado por meio das instituições. Nações que prosperam dispõem de instituições econômicas e políticas inclusivas e equilibram a expansão do poder do Estado com o poder de ação da sociedade.

Apesar de ter tido avanços, o Brasil ainda dispõe de instituições extrativistas: salários estratosféricos para a elite do funcionalismo público, alta taxação que financia um Estado ineficiente, fracasso no combate à corrupção, dentre outros. Será que o Brasil fará escolhas estruturais para a prosperidade?

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Azevedo afirma que projeto da oposição é pautado em interesses pessoais: “Apenas um projeto de poder”

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), afirmou nesta sexta-feira (16), que o projeto político…

17 de janeiro de 2026

Muriçocas do Miramar terá shows de Alceu Valença, Juzé e programação especial para celebrar 40 anos de fundação

O bloco mais tradicional do pré-carnaval de João Pessoa já começou a contagem regressiva para…

17 de janeiro de 2026

Com gols de Miguel Vinicius e Erik, Campinense vence Atlético de Cajazeiras na abertura do Paraibano

O Campinense iniciou sua caminhada no Campeonato Paraibano 2026 com vitória sobre o Atlético de…

17 de janeiro de 2026

Sousa estreia com vitória diante do Confiança no Campeonato Paraibano 2026

O Sousa começou a temporada 2026 em grande estilo. Jogando diante da sua torcida, no…

17 de janeiro de 2026

“Diretório do PSB estava meio parado em João Pessoa”, dispara Tibério Limeira durante evento do partido

O secretário de Administração da Paraíba e integrante do diretório estadual do PSB, Tibério Limeira,…

17 de janeiro de 2026

Período educativo da Zona Azul é iniciado na orla de João Pessoa a partir deste sábado

O sistema de estacionamento rotativo da Zona Azul começou a operar em fase educativa na…

17 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464