Categorias: Mundo

Polícia detém 3º suspeito de atentado

A polícia espanhola deteve nesta sexta-feira (18) em Ripoll, na província catalã de Girona, uma terceira pessoa por suspeita de ter vínculos com os atentados terroristas em Barcelona e Cambrils. Em homenagem às vítimas, Barcelona fez um momento de silêncio.

A detenção faz parte da investigação iniciada na quinta (17), após os atentados, que causaram a morte de 13 pessoas e feriram mais de 100 em La Rambla, principal via turística de Barcelona. Em Cambrils, sete pessoas ficaram feridas.

Uma terceira pessoa foi detida em Ripoll em relação aos ataques", confirmou a polícia catalã, no Twitter, sem fornecer a identidade do suspeitou ou detalhes sobre a investigação.

O atropelamento em Barcelona começou nas imediações da praça Catalunha e percorreu 600 metros da Rambla (veja mapa abaixo). Vítimas de ao menos 18 nacionalidades foram atingidas pela van. Quinze estão em estado grave. O Estado Islâmico reivindicou o ataque.
O governo francês confirmou que há 26 franceses entre os feridos. O jornal "El País" noticiou que três alemães estão entre os mortos. Também haveria vítimas gregas e belgas. A EFE informou que dois argentinos – uma mulher de 67 anos e um homem de 37 – machucaram-se no ataque. O Itamaraty disse que não há notícias de brasileiros entre as vítimas.

Brasileiros que estão na cidade disseram que houve correria e muito pânico durante o ataque e nos momentos que se seguiram, com um clima de tensão na cidade.

Menos de 10 horas depois do ataque em Barcelona, no início da madrugada desta sexta (no horário da Espanha), um Audi A3 ultrapassou um bloqueio policial e atropelou pedestres, em Cambrils, cidade a 117 km de Barcelona. Sete pessoas ficaram feridas – um policial e seis civis. A polícia catalã matou os cinco suspeitos que estavam no carro. Um vídeo, publicado pelo Expressand Star News, mostra imagens fortes do momento em que os suspeitos são baleados. De acordo com a CNN, foram encontrados no veículo falsos cintos com explosivos.

Alcanar
A investigação da polícia da Catalunha busca saber se o incidente em Cambrils e a explosão de um prédio ocorrida em Alcanar, por volta das 23h30 de quarta, tem relação com o ataque de Barcelona. A explosão, que foi atribuída a um vazamento de gás, deixou um morto e outras sete feridas. No local estavam estocados mais de 20 cilindros de gases butano e propano.

G1

Últimas notícias

TCE-PB reprova contas dos municípios de Cruz do Espírito Santo e Sossêgo com imputação de débito

O Tribunal de Contas do Estado realizou, nesta quarta-feira (28), sua primeira sessão ordinária híbrida…

29 de janeiro de 2026

Prefeitura do Sertão cancela Carnaval por conta de crise hídrica

O prefeito de Santa Luzia, Henry Lira, anunciou nesta quarta-feira (28) o cancelamento das festividades…

29 de janeiro de 2026

Morador de rua tem corpo incendiado em tentativa de homicídio no Varadouro

Um morador de rua, de 46 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio na…

29 de janeiro de 2026

Sudema notifica boate e restaurante em Tambaú por irregularidades no sistema de esgoto

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) notificou nessa quarta-feira (28) dois estabelecimentos localizados…

29 de janeiro de 2026

Tovar admite possível racha entre os ‘Cunha Lima’ em relação ao apoio a Cícero e Efraim para o Governo do Estado

Em entrevista ontem (28), numa rádio de Campina Grande o deputado estadual Tovar Correia Lima…

29 de janeiro de 2026

Bloco Zé Pereira abre pré-carnaval de CG dia 31 de janeiro com homenagem ao Palhaço Carrapeta

Um dos tradicionais blocos de carnaval de Campina Grande, o Zé Pereira estará de volta…

29 de janeiro de 2026