Categorias: Mundo

Polêmica do aeroclube gera impasse entre situação e oposição

PUBLICIDADE

Polêmica do aeroclube gera impasse entre situação e oposição na ALPB; Cartaxo ataca e diz que PMJP pagou ‘mico’ e Domiciano ameniza

Os deputados da situação e oposição durante sessão, na manhã desta quarta-feira (23), na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) debateram a respeito da polêmica desapropriação do Aeroclube na cidade de João Pessoa. O deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) classificou como ‘mico’ a invasão da prefeitura na noite desta terça-feira (22). Já o deputado estadual Domiciano Cabral (DEM) disse que a prefeitura agiu dentro da legalidade e criticou os proprietários das aeronaves que deveriam ter feito um acordo para evitar essa situação.

A polêmica em torno do Aeroclube aconteceu porque na tarde da terça-feira o juiz da 7ª Vara da Fazenda Pública da comarca da Capital, João Batista Vasconcelos, concedeu a Prefeitura Municipal de João Pessoa a posse provisória do Aeroclube pela edilidade municipal. A prefeitura então começou a ocupar o terreno com tratores e caminhões. À noite, outra decisão desta vez do presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, cassou a liminar. Ele atendeu ao agravo impetrado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Luciano Cartaxo lamentou a atitude da prefeitura de tentar destruir a pista, sem nenhum diálogo, após receber a liminar da justiça. “Um ato feito à noite com intenção clara de pegar de surpresa e fazer com que a posse fosse feita de maneira imediata, sete horas depois da liminar concedida. O que vimos depois, o Tribunal de Justiça reavaliando a decisão e a prefeitura pagando um verdadeiro mico”.

O deputado classificou como ‘autoritarismo’ a atitude da prefeitura. “Bastava ter estabelecido um diálogo com a direção do aeroclube e tudo poderia ter sido resolvido com mais calma. Foi um autoritarismo sem precedente na história política da Paraíba. Apressaram o processo e deu no que deu. Não tenho menor dúvida que o aeroclube mais cedo ou mais tarde vai ter que sair dali”.

Em defesa da prefeitura de João Pessoa, o deputado estadual, Domiciano Cabral rebateu as críticas e disse que toda a ação da prefeitura na área estava amparada na lei. “Eles tinham o direito assegurado através de uma liminar que foi publicada. Tenho certeza que a prefeitura agiu dentro da legalidade. A legislação permite ao poder público que desaproprie qualquer terreno. O que ocorreu foi uma resistência dos proprietários das aeronaves que deveriam ter feito um acordo com a prefeitura antes”.
 

 

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Vazamento em reservatório durante a madrugada assusta moradores de Santa Rita

Um reservatório de água localizado no bairro Açude, em Santa Rita, na Grande João Pessoa,…

12 de dezembro de 2025

PM cumpre mandados de prisão em três municípios, em operação conjunta com Gaeco

Procurados da Justiça por tráfico de drogas, roubo, estupro, posse ilegal de arma e lesão…

12 de dezembro de 2025

Gilmar Mendes pede respostas do TRE-PB e STJ sobre a Calvário, após solicitação de Ricardo Coutinho

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nessa quinta-feira (11) que o…

12 de dezembro de 2025

Bayeux e Princesa Isabel recebem carretas de saúde da mulher do programa Agora Tem Especialistas a partir desta sexta

Na terceira rodada de deslocamento das carretas do programa Agora Tem Especialistas, outros 15 municípios brasileiros…

12 de dezembro de 2025

Homem é assassinado com 37 facadas e degolado em João Pessoa

Um homem foi assassinado na madrugada desta sexta-feira (12) no bairro de Gramame, em João…

12 de dezembro de 2025

PF investiga ex-assessora de Lira por suspeita de desvios em emendas parlamentares

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (12) a Operação Transparência, com o objetivo de apurar…

12 de dezembro de 2025