Cerca de 4 milhões de hectares já foram queimados na Bolívia neste ano, devido à pior seca registrada no país nos últimos 30 anos, informou uma fonte oficial este domingo.
"Já chegamos a (ter) 47.835 focos de calor, estamos perto dos 4 milhões de hectares queimados. É a época de seca mais dura dos últimos 30 anos no país", disse à rádio pública Patria Nueva, Cliver Rocha, diretor do departamento estatal da Autoridade de Fiscalização de Bosques e Terras (ABT).
Segundo Rocha, agosto foi o mês recorde de incêndios "com mais de 30 mil focos de calor", sobretudo nas regiões de Santa Cruz, Beni e Pando, fronteiriços com o Brasil e o Paraguai.
"A seca provocou esta massificação de incêndios e sua projeção nos diz que ficará na Bolívia até dezembro. Devemos lamentar a perda da cobertura vegetal, da biodiversidade e os efeitos na saúde das pessoas. Não é possível quantificar estes danos, que são irreparáveis", acrescentou.
Os incêndios ocorrem, ainda, devido à queimada de extensas áreas, que os camponeses fazem ilegalmente para melhorar a terra para a semeadura.
Terra
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O Estado da Paraíba ganhará em 2026 o Memorial Mestre Sivuca. O Governo do Estado…
Nessa quarta-feira (31), uma guarnição do 5º Batalhão da Polícia Militar foi acionada pelo Centro…
Após ser adiado pela Caixa Econômica Federal, o sorteio da Mega da Virada foi realizado…
Empossada como nova presidente da Câmara Municipal de Bayeux, a vereadora Jays de Nita usou…
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes negou nesta quinta-feira (1º) o…
O ganhador da Mega da Virada em João Pessoa pode ser morador do bairro de…