Categorias: Mundo

PIB da Espanha recua 0,4% no 1º trimestre de 2012

PUBLICIDADE

O Produto Interno Bruto (PIB) da Espanha se contraiu 0,4% no primeiro trimestre na comparação com o quarto trimestre do ano passado, e recuou 0,5% ante os primeiros três meses de 2011, de acordo com informações do Banco de España, banco central do país, divulgadas nesta segunda-feira (23). O resultado mostra evidências de uma piora na economia espanhola, tornando mais difícil para Madri atingir suas ambiciosas metas de austeridade. Esta é a segunda recessão que o país enfrenta em três anos.

Segundo o BC local, como já ocorreu nas recessões de 2008 e 2009, está exercendo o maior impacto negativo o comportamento da demanda interna – todos os componentes caíram no último trimestre de 2011 e seguem no mesmo ritmo nos primeiros meses deste ano.

No próximo dia 30, o Instituto Nacional de Estatísticas da Espanha anunciará o resultado do PIB do primeiro trimestre, confirmando as estimativas do Banco Central local.

No quarto trimestre de 2011, o PIB da Espanha se contraiu 0,3%, na comparação trimestral, mas teve alta de 0,3% na comparação com igual período do ano anterior.

O banco central do país ainda disse que a economia da Espanha, a quarta maior da zona do euro, está diante de uma série de incertezas, inclusive, com riscos relacionados à crise da dívida na região.

No início deste ano, a instituição previu uma contração de 1,5% para o ano de 2012, no entanto, economistas alertaram para a possibilidade de uma crise mais profunda, uma vez que o processo para alcançar as metas de austeridade está reduzindo os gastos do governo.

No último dia 16, o ministro da Economia da Espanha, Luis de Guindos, havia admitido que o país provavelmente teria entrado em sua segunda recessão desde 2009, enquanto os rendimentos da dívida pública do país haviam voltado a subir para níveis perigosos, no mesmo dia, diante da preocupação de que Madri não atingirá suas rigorosas metas de déficit orçamentário.

O ministro da Economia disse que o Produto Interno Bruto (PIB) deve ter apresentado uma queda similar à do período entre outubro e dezembro de 2011, quando a economia encolheu 0,3% na comparação trimestral.

Dois trimestres consecutivos de queda do PIB marcam uma recessão, o que tem sido amplamente esperado na Espanha, mas De Guindos afirmou que a recessão pode não ser tão ruim quanto se pensava.

"No momento, vejo um primeiro trimestre com um padrão similar ao do último trimestre do ano passado", disse o ministro em uma entrevista ao jornal El Mundo publicada nesta segunda-feira.

No entanto, ele acrescentou: "Se você tivesse me perguntado há dois meses, eu esperaria que o primeiro trimestre de 2012 fosse muito pior do que o último trimestre do ano passado. Mas não será o caso".

Cortes orçamentários
O governo conservador diz que está empenhado em fazer grandes cortes orçamentários. Mas está crescendo nos mercados financeiros a preocupação de que a recessão tornará impossível cumprir as metas do déficit e que a Espanha terá que procurar algum tipo de resgate internacional, como Grécia, Irlanda e Portugal.

Os rendimentos dos títulos espanhóis de dez anos ultrapassaram a marca de 6% nesta segunda-feira pela primeira vez desde o início de dezembro. Isso levantou preocupações de que os custos de empréstimo do governo podem alcançar rapidamente níveis insustentáveis, a menos que o Banco Central Europeu (BCE) volte a comprar títulos do governo em um programa que tem ajudado a conter os rendimentos nos últimos meses.

"Estamos de volta no modo de crise plena", disse o estrategista de taxas do Rabobank Lyn Graham-Taylor. "Está parecendo mais e mais provável que a Espanha terá alguma forma de resgate. Assumindo que não haverá uma intervenção (do BCE), você não verá um limite para os rendimentos espanhóis, eles apenas continuarão aumentando."

A economia da Espanha tem encolhido ou estagnado desde a bolha imobiliária que estourou em 2008. Com os preços das casas ainda em queda, a sobrevivência de alguns bancos e a capacidade do novo governo em controlar suas finanças estão em risco.

G1

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Enivaldo Ribeiro diz que destituição de Mersinho do PP em Cabedelo é reação à “ingratidão”

O presidente estadual do Progressistas na Paraíba, Enivaldo Ribeiro, fez duras declarações ao comentar a…

22 de janeiro de 2026

George Morais rebate Damião Feliciano sobre presidência da federação UB/PP na Paraíba: “Nossa tese prevalecerá”

O deputado estadual e líder do bloco da oposição na ALPB, George Morais, rebateu as…

22 de janeiro de 2026

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/newpbagora/public_html/ext/accelerated-mobile-pages/components/loop/loop.php on line 538

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/newpbagora/public_html/ext/accelerated-mobile-pages/components/loop/loop.php on line 539

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/newpbagora/public_html/ext/accelerated-mobile-pages/components/loop/loop.php on line 540

Justiça atende MPPB e determina suspensão de mutirões oftalmológicos em hospital de CG

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) requereu e o Juízo da Vara da Fazenda Pública…

22 de janeiro de 2026

Forró Verão deste sábado apresenta Walkyria Santos, Nando Cordel e Cavaleiros do Forró

O Festival Forró Verão deste sábado (24) mantém o ritmo nordestino em alta nas areias…

22 de janeiro de 2026

Presidente do PV na Paraíba revela conversas com deputados, sonha com uma vaga no Congresso e duas na ALPB

O presidente do Partido Verde na Paraíba, Sargento Denis Soares, revelou nesta quinta-feira (22), que…

22 de janeiro de 2026

STF arquiva inquérito contra delegados da PRF por blitze nas eleições 2022

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), arquivou as investigações contra dois…

22 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464