Categorias: Mundo

Parlamento francês debate casamento gay pela 1ª vez

Os deputados franceses debateram nesta quinta-feira pela primeira vez a legalização do casamento gay, após os socialistas terem apresentado um projeto de lei que tem poucas chances de prosperar por contar com a rejeição da maioria conservadora e do governo.

O casamento heterossexual "é a base do núcleo familiar", afirmou o ministro da Justiça, Michel Mercier, para justificar sua oposição à iniciativa que considera desnecessária, visto que as uniões de fato já servem aos casais do mesmo sexo.

A proposta socialista, que será votada na próxima terça-feira, chega à Assembleia Nacional a um ano das eleições presidenciais na qual a esquerda quer abrir o debate sobre o enlace homossexual.

O deputado Patrick Bloche, autor do projeto de lei, apoiou seu requerimento na decisão do Conselho Constitucional de pedir ao Legislativo que esclarecesse a posição da França neste tipo de uniões.

A medida foi solicitada depois que um casal de mulheres de Reims, no leste do país, contestou a proibição do casamento entre pessoas do mesmo sexo afirmando ser contrária à Carta Magna.

O debate dos deputados evidenciou as diferenças entre os partidários e opositores deste tipo de união, mas também mostrou que dentro da maioria conservadora há um grupo de parlamentares partidários de sua legalização.

É o caso de Franck Riester, que anunciou seu voto favorável à proposta socialista apesar de pertencer ao direitista União por um Movimento Popular (UMP), o partido do presidente Nicolas Sarkozy.

Jean-Louis Borloo, ex-número 2 do atual governo, também afirmou que votará a favor de uma lei que "pode ajudar a acabar com uma discriminação que é a primeira causa de suicídios entre os jovens franceses".

Mas a maioria dos legisladores de direita expressou sua oposição radical, personificada na postura da deputada Brigitte Barèges, que chegou a comparar o casamento gay com uniões entre animais.

"Também teremos que legalizar o casamento entre animais e a poligamia?", questionou a parlamentar em uma declaração que provocou a discórdia inclusive de colegas de seu próprio partido.

A maioria de seus correligionários da UMP demonstrou mais comedimento, mas apostou em reforçar os direitos dos casais de fato, em vez de abrir a "instituição" do casamento a pessoas do mesmo sexo.

O socialista Bloche afirmou que se trata de "acrescentar um novo direito sem reduzir os dos casais heterossexuais" e criticou o fato de a direita querer agora reforçar o status de casais de fato depois de ter se oposto à ideia na ocasião de sua criação, em 1999.

Além disso, afirmou que "a França, que foi pioneira no reconhecimento de uniões de pessoas do mesmo sexo, ficou atrasada" com relação a outros países que já reconheceram os casamentos gays, como a Holanda, Bélgica, Espanha, Noruega, Suécia, Portugal e Islândia.

Enquanto isso, as associações de homossexuais convocaram uma manifestação em frente ao plenário, o que indica que o casamento gay será um dos assuntos primordiais na campanha eleitoral do próximo ano.

Terra

Últimas notícias

Maria Porto se reúne em Esperança com o prefeito Thiago e a primeira dama do município

A pré-candidata a deputada estadual Maria Porto esteve no município de Esperança cumprindo agenda política…

8 de fevereiro de 2026

Sine-PB oferta mais de 480 vagas de emprego em nove municípios paraibanos a partir desta segunda

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza, nesta segunda-feira (9), 485 vagas de…

8 de fevereiro de 2026

Novo prefeito de João Pessoa a partir de abril, Léo Bezerra defende diálogo e oposição propositiva na Câmara

O vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra, que assumirá o comando da Prefeitura a partir…

8 de fevereiro de 2026

Lucas Ribeiro acompanha monitoramento das forças de segurança e participa da abertura do carnaval de Patos

O vice-governador Lucas Ribeiro cumpriu agenda, nesse sábado (7), no município de Patos, onde acompanhou…

8 de fevereiro de 2026

Suspeito de vandalizar torre do programa Smart City é preso em João Pessoa

A Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa prendeu, neste domingo, um homem suspeito de danificar…

8 de fevereiro de 2026

Queda de árvore interdita trecho da Avenida Epitácio Pessoa na madrugada deste domingo

Parte de uma árvore caiu na madrugada deste domingo (8) na Avenida Epitácio Pessoa, uma…

8 de fevereiro de 2026