Categorias: Mundo

Pai do nigeriado autor de atentado fracassado alertou a CIA sobre o filho

PUBLICIDADE

O pai do jovem nigeriano que tentou explodir um avião em pleno ar no dia de Natal havia alertado a CIA que seu filho era um militante radical, mas a informação não foi difundida, informou a imprensa americana.

Uma fonte anônima ligada ao caso indicou ao canal CNN que um informe foi escrito depois de uma reunião entre o pai de Umar Faruk Abdulmutallab e um agente da CIA e que esse documento foi enviado à sede da agência em Virgínia, perto de Washington.

Segundo The Wall Street Journal, o pai de Abdulmutallab se reuniu com a CIA na embaixada americana em Abuja, capital da Nigéria, em 19 de novembro.

Abdulmutallab, de 23 anos, tentou explodir um voo entre Amsterdã e Detroit, com 290 pessoas a bordo.

Mais cedo, a imprensa dos EUA revelou que o jovem participava com frequência de um foro islâmico na Internet e pregava a Guerra Santa (Jihad).

Umar Faruk Abdulmutallab escrevia no www.gawaher.com sob o pseudônimo "Faruk1986", e fez 310 comentários, a partir de 2005, incluindo divagações sobre "como ocorrerá a grande Jihad", "como os muçulmanos vencerão" e "como dominarão o mundo inteiro e estabelecerão o maior império jamais visto".

O presidente americano, Barack Obama, admitiu hoje que o atentado frustrado "demonstrou falhas sistemáticas (…) totalmente inaceitáveis" no esquema de segurança interna dos Estados Unidos.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, admitiu na terça-feira que o atentado frustrado demonstrou "falhas sistemáticas" no departamento de Segurança Interna e Inteligência.

"Ocorreram falhas sistemáticas que considero totalmente inaceitáveis", disse Obama do Havaí, onde passa as férias de final de ano com a família.

"Houve uma combinação de falha humana e sistemática que contribuiu para esta potencial ameaça à segurança" dos Estados Unidos, destacou Obama, referindo-se ao ataque frustrado de um jovem nigeriano, que tentou detonar explosivos em pleno voo para derrubar um avião comercial americano.

"Precisamos aprender com este episódio e agir rapidamente para consertar as falhas de nosso sistema, porque nossa segurança está em jogo e vidas estão em jogo", acrescentou o presidente.

Obama destacou o fato de que Umar Farouk Abdulmutallab, o jovem nigeriano que tentou explodir o avião, possui ligações com extremistas, e mesmo assim conseguiu embarcar no voo para os Estados Unidos.

"Farei tudo que estiver ao meu alcance para ajudar os homens e mulheres que trabalham na inteligência, na justiça e na segurança interna para garantir que eles tenham à mão as ferramentas e recursos necessários para manter os Estados Unidos seguros", afirmou.

 


France Presse

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

PMCG anuncia pagamento da folha de dezembro para esta sexta-feira

A Secretaria das Finanças de Campina Grande informou, no final da tarde desta quarta-feira, 31,…

31 de dezembro de 2025

Ruy faz balanço de investimentos e conquistas na assistência social e em defesa da causa animal

A atuação do deputado federal Ruy Carneiro em 2025 foi marcada por posições firmes e…

31 de dezembro de 2025

Câmara Federal divulga edital de novo concurso com salários que podem chegar a R$ 30 mil

A Câmara dos Deputados divulgou o primeiro edital do seu novo concurso público. A notícia…

31 de dezembro de 2025

Ministro dos Transportes destaca investimentos na Paraíba e cita avanços nas obras da BR-230

O ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou os investimentos do Governo Federal em infraestrutura na…

31 de dezembro de 2025

Cícero Lucena relembra desafios de 2025 durante mensagem de Ano Novo: “Pronto para mais uma missão”

O prefeito de João Pessoa e pré-candidato ao Governo da Paraíba, Cícero Lucena (MDB), usou…

31 de dezembro de 2025

Paraibana transforma ciência em negócio global e leva marca de estética a quatro continentes

Da cidade de Areia, no Brejo paraibano, aos principais polos globais da estética, a trajetória…

31 de dezembro de 2025