Foto: reprodução / IBGE
O ano de 2025 começa com três grandes desafios políticos para o mundo:
1) Crise fiscal e pressão inflacionária: o modelo de “bem-estar social” e a expansão das atribuições dos Estados têm gerado substantivo déficit público. Para financiar “direitos” e suas atribuições, os Estados se endividaram bastante.
Recentemente, até os EUA começaram a discutir o tamanho de sua dívida pública que já ultrapassou 35 trilhões de dólares. A consequência desse cenário é aumento da inflação que prejudica os mais pobres. Se não bastasse, parte dos gastos do Estado é capturado por elites para seu próprio benefício, aumentando o descontentamento com a democracia.
2) Guerras e conflitos: existem inúmeros conflitos pelo mundo, tendo destaque aqueles entre Ucrânia e Rússia e entre Israel e seus vizinhos. A qualquer momento, um desses conflitos pode chegar a um ponto de não-retorno, escalando para uma perigosa escala global.
3) Crise climática: as mudanças climáticas já têm gerado desastres naturais cada vez mais severos. Os mais pobres sofrerão cada vez mais com o agravamento das mudanças do clima. E, em meio a alto endividamento dos Estados e das famílias e à polarização política, o mundo terá muita dificuldade em custear os gastos de uma transição energética.
Esses são, talvez, os maiores desafios políticos para o mundo em 2025. A chegada de Trump à Casa Branca será um fator a impactar fortemente em como o mundo lidará com essas crises. O mundo precisa de uma boa dose de prudência política. Haverá espaço para isso em um mundo polarizado?
O presidente da Câmara dos Deputados, o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), conseguiu ontem (03), articular…
Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas na noite de ontem (03), para combater um…
Cerca de 77 mil alunos da rede pública de João Pessoa, estão de volta a…
O Senado Federal aprovou na noite desta terça-feira (03/02), a Medida Provisória (MP) nº 1.313,…
A Câmara dos Deputados aprovou na noite de ontem, terça-feira (03/02) o projeto de lei…
A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), inicia nesta…