Categorias: Mundo

Opinião: um tsunami de dúvidas na política paraibana mostra que o jogo só começou

PUBLICIDADE

As dúvidas são praticamente inexistentes sobre os severos embates a serem travados nas agremiações políticas fincadas em solo paraibano nos próximos meses. Muitas incertezas pairam sobre a “tête” dos caciques políticos locais e nacionais, e aqui observo parte do MDB buscando valorizar o passe do senador Veneziano Vital do Rêgo, numa cantilena sem fim para que o emedebista coloque seu nome como postulante ao governo do estado nas eleições de 2022.

No PDT, o presidente nacional da legenda, Carlos Luppi, disse apoiar a vice-governadora, Lígia Feliciano, na disputa do próximo ano. Falo do pleito que definirá quem ocupará o Palácio da Redenção. Já o Avante roga aos deuses que o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, seja inserido na chapa majoritária do governador João Azevêdo, que hoje se encontra no Cidadania e certamente disputará a reeleição.

E quando observo o Cidadania, é bom lembrar que há a possibilidade do chefe do Executivo estadual retornar às hostes do seu antigo partido; o PSB. O presidente nacional da sigla, Carlos Siqueira, já demonstrou interesse pelo retorno de Azevêdo, entoando o ditado popular do “bom filho a casa torna”.

Outro tsunami prestes a acontecer na Paraíba, com bem mais chances que uma provocada pelo vulcão Cumbra Vieja, reside no PT. E aqui cito a volta do ex-governador Ricardo Coutinho ao partido. O ex-gestor já provocou uma fissura na agremiação. Quer ser ele o candidato da legenda ao Senado. Mas outra ala defende o nome do professor Charliton Machado. Parte petista apoia a reeleição de João Azevêdo de forma incondicional. Outra um afastamento do governador, havendo uma pequena chance da legenda ter seu próprio candidato.

No PP, o deputado federal Aguinaldo Ribeiro está em confronto direto com seu colega de Casa, Efraim Filho (Democratas), na disputa direta daquele que será ungido por João Azevêdo à condição de candidato a senador. Ambos buscam um lugar ao sol na chapa majoritária encabeçada pelo governador.

Há, também, indefinição no PSD, partido do ex-prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, que é pré-candidato ao governo do estado. Antes fervoroso apoiador da cartilha de extrema direita imposta pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, o ex-gestor da Rainha da Borborema tem enfrentado o fogo de partidos como o Patriotas, em sua totalidade.

O descontentamento do presidente da executiva estadual do Patriotas na Paraíba, deputado estadual Wallber Virgulino, é nítido em relação à postura adotada por Rodrigues, que já considera buscar a propalada terceira via. Uma candidatura que fuja do eixo Lula e Bolsonaro.

No PSL a situação também é conflitante. Ardoroso defensor do mandatário do país, o deputado Cabo Gilberto cobra uma postura mais definida de Romero Rodrigues. O problema reside no deputado federal e presidente do PSL na Paraíba, Julian Lemos.

Antes escudeiro fiel Bolsonaro, afastou-se do clã bolsonarista e está bem mais preocupado com a fusão do partido ao qual é filiado com o Democratas. Em suma, o parlamentar tem agenda própria e busca, na verdade, sua reeleição.

Ainda há indefinições no PSDB. O deputado federal Pedro Cunha Lima buscará a reeleição, ou dará espaço a seu pai, o ex-governador Cássio Cunha Lima na disputa por uma vaga na Câmara? E caso não, o genitor do parlamentar buscará retornar ao Senado?

Bem, essas são perguntas, das muitas que existem em toda a seara política paraibana, e que serão respondidas de forma gradual nesse intrincado tabuleiro de xadrez.

Muitas variáveis serão determinantes para o posicionamento de cada peça, a exemplo da reforma política: um cometa que passa a cada quatro anos no Congresso. O certo é que, aquele que não tiver a habilidade necessária para se locomover no tabuleiro, sairá do jogo de maneira prematura.

E olhe que eu nem falei sobre a disputa política proporcional!

Eliabe Castor

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Sobe para 20 número de açudes sangrando na Paraíba; outros 80 estão em monitoramento pela Aesa

Atualmente, 20 açudes na Paraíba estão sangrando devido às fortes chuvas que atingiram o estado…

17 de maio de 2024

Vídeo: Moradores de Patos lançam campanha denunciando a existência de muitos buracos nas ruas da cidade

Por meio das redes sociais, moradores da cidade de Patos, estão divulgando uma campanha para…

17 de maio de 2024

João Azevêdo inaugura pavimentação de estradas em Arara, Serraria e Pilões

O governador João Azevêdo esteve, nesta sexta-feira (17), nos municípios de Arara, Serraria e Pilões,…

17 de maio de 2024

MPT-PB destina R$ 571 mil para vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) destinou R$ 571.934,92 (quinhentos e setenta e um mil,…

17 de maio de 2024

Seinfra-JP alerta população para evitar jogar lixo nas ruas e evitar alagamentos

A Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), intensificou nos últimos dias…

17 de maio de 2024

Santander Universidades oferece 3 mil bolsas de estudo para as certificações CPA-10 e CPA-20

O Santander Brasil, em parceria com a Academia de Finanças Rafael Toro, oferece 3 mil…

17 de maio de 2024