Opinião: Imigrantes pedem Help!

PUBLICIDADE

Quando Deus nos pede em sua palavra, Bíblia Sagrada, que nos preocupemos em proteger o estrangeiro, órfão e a viúva, ele sabia de antemão, o nosso descuido, para com essas três classes vulneráveis que habitariam sempre em nossas sociedades. Leia com atenção essa advertência forte em relação a essas três classes. Certo que está dirigida a comunidade de Israel, porém, aplica-se a todo o mundo, quer seja Cristão ou não. “Não maltratem nem oprimam o estrangeiro, pois vocês foram estrangeiros no Egito. Não prejudiquem as viúvas nem os órfãos; porque se o fizerem, e eles clamarem a mim, eu certamente atenderei ao seu clamor. Com grande irá matarei vocês à espada; suas mulheres ficarão viúvas e seus filhos, órfãos”. Êxodo 22. 21-22.

Quero me deter nesse comentário, ao descuido com o estrangeiro (imigrante). Sempre houve uma corrida por parte das pessoas de uma a outra nação em busca da sobrevivência, quer seja correndo da fome, perseguição religiosa, cultural, política ou de opressão de regimes totalitários. Europa, Estados Unidos, América do Sul, alguns países asiáticos e outros africanos, podem testemunhar essa verdade. Pessoas se movem em busca de melhores dias e em fugas de regimes opressores. Aqui vivo, no Texas, há seis horas de carro da fronteira com México, temos presenciado esse quadro aterrador, até mesmo, porque, como ministro do Evangelho, me ocupo no trabalho diário de assistência ao povo imigrante, sabendo que também me insiro nessa classe, por estar em América por 30 anos como imigrante.

Tragédias e mais tragédias se dão constantemente em nossa área, onde imigrantes sofrem nas mãos de carrascos, chamados de coiotes (atravessadores de imigrantes de um modo ilegal e por dinheiro, pela fronteira México x Estados Unidos). O mundo todo está a par do que aconteceu no dia 27 de junho, quando foi encontrado por pessoas e depois denunciado a autoridades um caminhão com quase setenta imigrantes no seu container, numa temperatura exorbitante de quase quarenta graus 40c, numa área bem perto a nossa, na cidade de San Antônio, desse total, 50 pessoas foram encontradas mortas, devido a alta temperatura.

Que horrível tragédia, elas acontecem e infelizmente continuarão a acontecer, pois a onça vem com certeza a matar sua sede e necessidades na fonte correta. Triste mais é verdade. Os Céus clamam por justiça e senso de misericórdia dos homens e autoridades. O tráfico de humanos, dizem, que hoje é mais produtivo que o tráfico de drogas. Nessa tragédia foram encontrados até agora, em sua maioria, imigrantes mexicanos, da Guatemala e Honduras. Sentimos por essa gente e pelo sofrimento que terão a partir de agora seus familiares. O mundo geme desde o norte, sul, leste e oeste. Cada um de nós, verdadeiramente, temos que por nosso grão de areia para suavizar essa situação milenar. Eu e você somos responsáveis. Ponha isso bem claro em sua mente.

 

Elcio Nunes
@elciojnunes

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João volta a tratar como paroquiana briga do PSB em Cajazeiras e joga para agosto definições em Cabedelo e Santa Rita

O governador João Azevêdo (PSB), em entrevista nesta segunda-feira (29) voltou a tratar como paroquiana…

29 de abril de 2024

Pré-candidatos a vereador do PDT em João Pessoa se reúnem nesta terça-feira para tentar barrar pré-candidatura de João Almeida pelo partido

Em meio a um imbróglio político, a direção municipal do PDT de João Pessoa vai…

29 de abril de 2024

LEI: Na Paraíba, estudantes terão Passe Livre nos dias do Enem

A Paraíba ganhou mais uma lei que apoia os estudantes do Estado. A Lei 13.182/24…

29 de abril de 2024

Senadora Daniella Ribeiro destina R$ 2,7 milhões para associações de João Pessoa

Ao lado do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, a senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) participou…

29 de abril de 2024

Defensoria Pública da PB consegue anular condenação de homem sentenciado a 25 anos de prisão quando ainda era menor

A Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) recorreu ao Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) e…

29 de abril de 2024

Em nota, proprietários de casa de eventos dizem não ter responsabilidade sobre desabamento de estrutura: “Não recai sobre nós”

No final da tarde desta segunda-feira (29), a defesa da casa de eventos UP Garden,…

29 de abril de 2024